Portugal elimina Eslovênia na Euro
Sportbuzz
Nesta segunda-feira, 1, Portugal e Eslovênia se enfrentaram pelas oitavas de final da Euro 2024. Em duelo sem gols, mas com muita emoção, pênalti perdido e lágrimas de Cristiano Ronaldo, a vaga foi definida nas penalidades máximas. Porém, com uma atuação memorável de Diogo Costa, foram os portugueses quem avançaram.
Como já era esperado, Portugal começou a partida promovendo uma grande pressão nos adversários. Abusando da velocidade e habilidade de Rafael Leão, os eslovenos demonstraram dificuldades em manter a posse de bola, mas segurava o empate travando as tentativas portuguesas, ou contando com os erros de finalização.
Cristiano Ronaldo tentou marcar de cabeça, finalizando de primeira e até mesmo de falta, mas sequer acertou a meta de Oblak no primeiro tempo. Por outro lado, a Eslovênia buscava alguns contra-ataques pelo lado direito e aproveitou os espaços no meio-campo, já que a equipe portuguesa jogou de forma mais avançada. Porém, a primeira etapa terminou com o placar zerado. Intervalo! 0 a 0.
Na volta para a segunda etapa, Portugal continuou pressionando e buscando as oportunidades no ataque. Porém, a Eslovênia estava levando a melhor na defesa, mantendo o empate no placar. Nos contra-ataques, a equipe do leste europeu levou perigo com Sesko, que fez boas jogadas, mas pecou na hora da finalização.
Apesar das tentativas das duas equipes, o placar permaneceu empatado e a decisão foi para a prorrogação. Ainda na primeira etapa, Diogo Jota foi para cima e caiu dentro da grande área para o pênalti ser assinalado. Na cobrança, Cristiano Ronaldo assumiu a responsabilidade e teve o chute defendido por Oblak. Após a perda, o craque foi às lágrimas ainda com o jogo em andamento. Antes do apito final, a Eslovênia teve uma chance gigantesca com Sesko, que teve o chute defendido por Diogo Costa.
A Eslovênia abriu as cobranças com Ilicic, que viu Diogo Costa defender. Pelo lado português, Cristiano Ronaldo voltou à marca da cal e, desta vez, não desperdiçou. O goleiro do Porto defendeu mais duas e, nos pés de Bernardo Silva, Portugal avançou às quartas. Fim de jogo!