Prêmio Brasil Olímpico 2023: Bia Haddad Maia é indicada a Melhor Atleta do Ano
Sportbuzz
No último domingo (03), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) revelou os candidatos à categoria feminina do Prêmio Brasil Olímpico 2023 de Melhor Atleta do Ano. A grande vencedora será anunciada durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, marcada para o dia 15 de dezembro.
Beatriz Haddad Maia se destaca na categoria, ocupando a 11ª posição no ranking da WTA. Em 2023, a atleta de São Paulo teve um desempenho excepcional, alcançando a semifinal em Roland Garros e conquistando dois títulos no WTA Elite Trophy, tanto na competição individual quanto nas duplas, esta última ao lado da russa Veronika Kudermetova.
Na disputa com a tenista, temos grandes nomes como a dupla vice-campeã mundial de vôlei de praia e líder do ranking global, Duda e Ana Patrícia, além de uma personalidade de destaque: a ginasta Rebeca Andrade, campeã mundial no salto da ginástica artística.
Jornalistas, personalidades do esporte, ex-atletas, patrocinadores, dirigentes e a Comissão de Atletas do COB compõem o colégio eleitoral responsável por eleger a vencedora. Além disso, os ganhadores de outras categorias-chave - como Masculino e Equipes do Ano para ambos os gêneros - serão anunciados após decisões tomadas pelo mesmo colégio eleitoral.
O público terá voz na categoria Atleta da Torcida, assim como nas inéditas categorias de Retorno do Ano e Revelação do Ano, todas decididas por meio de votação popular.
*com a colaboração de Savanna Machado