Roger Federer: a despedida das quadras e seu legado para o esporte!
Sportbuzz
Nascido no dia 8 de agosto de 1981, Roger Federer é considerado por muitos especialistas e torcedores como o maior tenista da história do esporte. O atleta iniciou sua carreira aos oito anos de idade, mas a estreia na categoria profissional aconteceu apenas em 1998. Quatro anos mais tarde, Roger já frequentava o top 10 do ranking da ATP, mostrando todo seu talento.
Natural de Basel, na Suíça, o lendário atleta conquistou os primeiros troféus diante de grandes nomes do tênis mundial. Pete Sampras e Guga foram derrotados pelo tenista em 2001 e 2002, respectivamente. Os títulos menores não pareciam satisfazer o suíço, que seguia determinado em alcançar um título de Grand Slam para a carreira.
E foi no ano de 2003 que Roger Federer conquistou o tão sonhado título na sagrada grama de Wimbledon. A partir daí, o tenista não parou mais e se tornou ícone e referência para os mais jovens. Ao longo da carreira, conquistou o Australian Open seis vezes, foi octacampeão em Wimbledon, pentacampeão do US Open e venceu Roland Garros “apenas” uma vez.
Somando todos os troféus levantados durante sua trajetória, Roger Federer esteve no lugar mais alto do pódio em 103 vezes. Também disputou quatro Olimpíadas em seu currículo. Não conquistou a medalha de ouro nas simples, mas a dourada veio em Pequim, na China, no ano de 2008. Ao lado de Stan Wawrinka, ganhou o torneio de duplas masculinas com o compatriota.
Somando todos os títulos, Roger Federer recebeu algo em torno de R$ 680 milhões em prêmios. Com toda essa história muito bem escrita, o tenista anunciou a aposentadoria das quadras nesta quinta-feira, 15, e deixou claro que o legado e o respeito construído ao longo da carreira não superam valores em dinheiro conquistados nas partidas.
Agora, o atleta vai curtir momentos ao lado da família e amigos. Roger Federer tem quatro filhos com sua esposa Mirka, com quem é casado desde 2009. No mesmo ano do casamento, o casal teve duas filhas gêmeas: Charlene e Myla. Já em 2014, mais dois filhos gêmeos para a família: Lenny e Leo. Obrigado por tudo, Roger!