Segunda fase da Copa do Mundo tem países de todos os continentes
Sportbuzz
A Copa do Mundo do Catar tem sido chamada por alguns como a "Copa das zebras", mas também pode ser apelidada como a mais democrática da história. Pela primeira vez, todos os continentes do planeta têm pelo menos um país representante na segunda fase da competição. Isso se confirmou nesta quinta-feira, 1, após a classificação do Japão.
Apesar disso, desde 1986, quando iniciou o formato de oitavas de final, sempre teve pelo menos um representante da América do Norte, Central e do Sul, além da Europa. A África teve uma equipe pela primeira vez nesta mesma edição, quando Marrocos conseguiu o feito histórico de ir para a segunda fase do torneio.
- Müller lamenta eliminação e indica despedida da seleção alemã
Para a Oceania, demorou um pouco mais, já que apenas em 2006 a Austrália conseguiu quebrar esta barreira para os países de seu continente. A curiosidade fica pelos nomes dos países, já que ambos conseguiram mais uma vez o feito, mas com Marrocos tendo a companhia de Senegal desta vez, diferente dos australianos que estão sozinhos até na Copa.
A companhia entre africanos é algo importante de enfatizar, já que ainda há a possibilidade de Gana também chegar ao mata-mata e quebrar o recorde de africanos nesta fase. Ainda assim, esta é apenas a segunda vez que acontece o feito, se repetindo a edição de 2014, no Brasil, quando chegaram Nigéria e Argélia.
- Grupo E enlouquece web após classificações de Japão e Espanha
Outro ponto importante de ser lembrado é que a Austrália, mesmo sendo localizada na Oceania, disputa as eliminatórias asiáticas por alguns motivos. Suas eliminatórias locais não têm vaga direta, e nesta edição contou com a Nova Zelândia vencendo e disputando a repescagem contra a Costa Rica, que acabou chegando à Copa do Mundo.
- Apesar da derrota, Espanha foge da chave do Brasil na Copa do Mundo