Suécia reclama de árbitra brasileira após eliminação na Copa do Mundo: “Enojada”
Sportbuzz
Na manhã desta terça-feira, 15, a Suécia acabou sendo eliminada da Copa do Mundo Feminina 2023 após uma dura derrota para a Espanha por 2 a 1. A equipe reclamou bastante da arbitragem comandada pela brasileira Edina Alves Batista, questionando o idioma falado em campo e algumas marcações que favoreciam as adversárias. Agora, as espanholas esperam a vencedora de Austrália x Inglaterra, que acontece nesta quarta-feira, 16.
“Sempre que apitava algo contra nós, não entendia nada. Não acredito que tenha nível suficiente. Não foi por isso que perdemos o jogo, mas acredito que (a arbitragem) tem de ser melhor”, disparou a zagueira da Suécia, Amanda Ilestedt.
- Espanha elimina Suécia e é primeira finalista da Copa do Mundo
Já a meio-campista Johanna Kaneryd foi ainda mais dura nas críticas à Edina, afirmando que a árbitra “ria” das atletas suecas quando era questionada. Além disso, a atleta questionou o idioma falado durante a partida, alegando que a brasileira tinha o mesmo idioma das espanholas. “Falava a mesma língua que as espanholas e deu muitas vantagens. Estou enojada e chateada. Não obtive outra resposta que não o sorriso dela”, disse.
As suecas ainda reclamaram de um possível impedimento no primeiro gol da Espanha. No caso, o VAR checou o lance, mas não encontrou nenhuma irregularidade. O treinador sueco, Peter Gerhardsson, afirmou que tinha certeza do gol, mas que a checagem gerou dúvidas. “Achei que era 100% gol, mas quando você vê isso depois, você diz VAR e estamos discutindo (o lance)”, comentou.
- Austrália x Inglaterra: saiba onde assistir à semi da Copa do Mundo
Edina Alves Batista apitou seu oitavo jogo em Copa do Mundo, sendo a segunda vez que esteve em uma semifinal de mundial. A primeira foi quando comandou Inglaterra x Estados Unidos, em 2019. Na competição deste ano, a árbitra fez a estreia da coanfitriã Austrália, em uma partida contra a Irlanda, e também apitou Coreia do Sul x Marrocos e Japão x Noruega. Em dois desses jogos, as assistentes Neuza Back e Leila Cruz também fizeram parte da equipe.