Uruguai convoca jogadores de cinco times da Série A; confira
Sportbuzz
O técnico Marcelo Bielsa anunciou, nesta segunda-feira, a lista de 29 jogadores convocados para os próximos compromissos do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os jogos serão contra Peru e Equador, e a convocação inclui sete atletas que atuam em clubes do Brasil.
Uma das grandes novidades é a presença do volante Facundo Bernal, do Fluminense, que foi chamado pela primeira vez para defender a seleção uruguaia. Além dele, outros seis jogadores que atuam no futebol brasileiro também foram convocados, entre eles o lateral-direito Puma Rodríguez, do Vasco, e o trio de flamenguistas Guillermo Varela, Nico de la Cruz e Giorgian de Arrascaeta. O goleiro Sergio Rochet, do Internacional, e o atacante Lucho Rodríguez, do Bahia, completam a lista dos que jogam no Brasil.
Retorno de Darwin Núñez e desafios nas Eliminatórias
Outro destaque é o retorno do atacante Darwin Núñez, do Liverpool, que estava suspenso devido a uma briga com torcedores na última Copa América. Núñez foi liberado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para atuar enquanto o caso ainda está em julgamento, o que reforça o ataque uruguaio nas partidas decisivas.
O Uruguai, atualmente em terceiro lugar nas Eliminatórias, enfrentará o Peru, lanterna da competição, nesta sexta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), em Lima. O time de Bielsa fecha o primeiro turno contra o Equador, na terça-feira seguinte, em Montevidéu, em um confronto direto, já que os equatorianos ocupam a quarta posição na tabela.
Polêmica com Luis Suárez
Apesar da boa campanha nas Eliminatórias, a seleção uruguaia enfrenta turbulências nos bastidores. O atacante Luis Suárez, maior ídolo do futebol uruguaio na atualidade, se despediu da seleção em setembro e, recentemente, fez duras críticas a Bielsa , acusando o treinador de dividir o grupo de jogadores. A polêmica pode afetar o clima interno, mas Bielsa parece focado em garantir a vaga do Uruguai para o Mundial de 2026.
Confira a lista completa dos convocados do Uruguai
Goleiros: Sergio Rochet (Internacional-BRA), Santiago Mele (Júnior de Barranquila-COL) e Franco Israel (Sporting-POR)
Defensores: José Maria Giménez (Atlético de Madrid-ESP), Santiago Bueno (Wolverhampton-ING), Santiago Mouriño (Alavés-ESP), Mathias Olivera (Napoli-ITA), Nahitan Nández (Al-Qadisiyan-SAU), Guillermo Varela (Flamengo-BRA), Puma Rodríguez (Vasco-BRA) e Marcelo Saracchi (Boca Juniors-ARG)
Meias: Manuel Ugarte (Manchester United-ING), Emiliano Martínez (Midtjylland-DIN), Nicolás Fonseca (River Plate-ARG), Facundo Bernal (Fluminense-BRA), Marco Oroná (Universidad de Chile-CHI), Lucas Sanabria (Nacional), Federico Valverde (Real Madrid-ESP), Nicolás de la Cruz (Flamengo-BRA), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo-BRA) e Facundo Torres (Orlando City-EUA)
Atacantes: Darwin Núñez (Liverpool-ING), Facundo Pellistri (Panathinaikos-GRE), Maximiliano Araújo (Sporting-POR), Lucho Rodríguez (Bahia-BRA), Cristian Olivera (Los Angeles Galaxy-EUA), Joaquin Lavega (River Plate-ARG), Matías Abaldo (Gimnasia y Esgrima-ARG) e Pablo Suárez (Wanderers)