Vasco e Botafogo retornam ao NBB após retirada de chancela
Sportbuzz
Vasco e Botafogo estão de volta ao NBB. Nesta temporada, com os dois clubes cariocas, mais o Mogi Basquete, a liga terá o seu maior número de participantes na história: 19 equipes vão disputar o torneio de basquete mais importante do país. Assim, a chancela retirada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) que garantia a legitimidade como campeonato nacional não enfraqueceu a competição.
Contudo, o Rio Claro não obteve o investimento esperado e não estará na briga pelo título na temporada. O Universo já foi um grande clube na liga, mas só conseguirá retornar no ano seguinte representando Niterói (RJ). Por outro lado, o Brasília segue no torneio, mesmo com os problemas financeiros enfrentados recentemente.
- NBB apresenta número recorde de equipes; confira a lista
Dessa forma, sete estados serão representados na temporada de 2023/2024, além do Distrito Federal: Rio Grande Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba. Vale destacar que a CBB procurou por todos os clubes do NBB para deixar a liga e disputar o Campeonato Brasileiro que a instituição organiza.
Contudo, a grande maioria recusou a oferta. Ainda assim, há a expectativa de alguns times considerarem a possibilidade. Os fraqueados Universo/Niterói, Rio Claro e o Praia Clube (de Uberlândia), que planejam ser integrados à próxima temporada, também não devem aceitar o convite da confederação. Portanto, a CBB teria as mesmas equipes do ano passado.
- Franca bate São Paulo e é bicampeão do NBB