Wlamir Marques representa o Brasil e entra no Hall da Fama do basquete
Sportbuzz
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 23, o basquete brasileiro contou com a entrada de mais um atleta histórico no Hall da Fama. Wlamir Marques, também conhecido como Diabo Loiro, entrou para o seleto grupo de jogadores que fizeram história no esporte, em evento reconhecido e promovido pela Federação Internacional de Basquete.
Aos 85 anos de idade, Wlamir não esteve presente no evento, que foi realizado em Manila, capital de Filipinas, mas o ex-atleta comemorou essa conquista pessoal por meio de sua assessoria de imprensa. “Eu agradeço demais à CBB. É quase uma comemoração póstuma da FIBA. Estão fazendo 50 anos que parei de jogar. Mas fiquei muito emocionado. Me ligaram da Suíça na última semana. É uma emoção que me faltava”, disse.
- Kobe Bryant faria 45 anos; relembre a carreira do astro da NBA!
Bicampeão mundial e dono de duas medalhas olímpicas, o Diabo Loiro disse que teve muitas conquistas na carreira, mas essa foi muito importante. “Tenho o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil, fora as outras homenagens. E essa é muito importante. O tempo vai passando e vão esquecendo”, afirmou Wlamir Marques.
Além disso, o brasileiro agradeceu a atenção que a tiveram com ele, pois não costumam premiar e lembrar de jogadores que estiveram em atividade há tanto tempo. “O esforço que eles fizeram foi sobre-humano. Já consideravam que eu não tinha direito pelo tempo passado”, contou o ex-atleta.
- NBA: Harden é multado em quantia impressionante após falas polêmicas
Nascido em São Vicente, litoral de São Paulo, Walmir Marques já tem o seu nome cravado no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro. Além de ter sido bicampeão mundial, em uma geração de ouro do basquete nacional, o ex-atleta conquistou duas medalhas de bronze, nas Olímpiadas de Roma e Tóquio, em 1960 e 1964, respectivamente.
- NBA: Curry ironiza comparação e se coloca como 'maior da história'