Home
Esportes
Yago dos Santos é esperança para Brasil ir para as Olimpíadas
Esportes

Yago dos Santos é esperança para Brasil ir para as Olimpíadas

publisherLogo
Sportbuzz
21/05/2024 19h04
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16222678/original/open-uri20240521-56-1jr46wn?1716319586
©Foto: Reprodução / FIBA.basketball
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Yago, armador do Estrela Vermelha da Sérvia, foi o MVP das finais da liga adriática. O jogador é a maior esperança de qualificação olímpica para o Brasil, que será disputado na Letônia, a partir de 01/07.

O armador brasileiro revelado pelo Palmeiras sempre foi muito impactante no decorrer da sua carreira. Calouro do ano em 2017 do NBB, com campanha histórica no Paulistano, levando a equipe para as finais, com apenas 18 anos. Com o destaque vindo, o jogador ganhou grande notoriedade internacional, mas decidiu por ficar no Brasil.

O que se caracterizou como uma ótima decisão, pois até 2022, com 23 anos, ele ganhou tudo que foi possível no basquete nacional. Duas vezes campeão brasileiro, uma vez do Paulistão, uma vez da Copa Super Oito, e uma vez das Américas, Yago colecionou taças pelo Paulistano e pelo Flamengo. Com uma característica marcante, que foi a decisão nas finais, sempre sendo decisivo.

Com tudo isso conquistado, o caminho natural seria rumar até a NBA, com o mesmo sendo o rosto da seleção brasileira. Mas, Yago decidiu rumar para um mercado com um nome grande no basquete, o alemão. Foi para o modesto Ratiopharm Ulm, time fundado em 2001 e que nunca havia ganhado a Bundesliga (liga alemã). Em campanha com roteiro de filme, o Ratiopharm Ulm, qualificado em 7º na temporada regular, superou os três melhores times da liga (Telekom Baskets Bonn, ALBA Berlim e o Bayern de Munique) para se sagrar campeão alemão, com destaque para Yago.

Declarando para o draft da NBA em 2023-24, Yago acabou não sendo escolhido, mas jogou a Summer League (pré-temporada) pelo Chicago Bulls. Com destaque no torneio de pré-temporada, foi oferecido um ótimo contrato pelo Estrela Vermelha da Sérvia, onde Yago rumou. Com 25 anos, Yago batalhou pela sua titularidade contra o ícone sérvio Miloš Teodosić, e com momentos variados na temporada, conseguiu a sua titularidade nas finais da liga adriática. Com desempenho monumental, Yago garantiu mais uma taça e também, mais um prêmio de melhor das finais.

Mesmo com todo o destaque de uma temporada brilhante do jovem brasileiro, o trabalho ainda não está finalizado. Para voltar às Olimpíadas depois da ausência em Tóquio, o Brasil deverá superar o Pré-Olímpico, tendo de bater grandes seleções como Montenegro, Geórgia e os favoritos, os donos da casa, a Letônia. O pré-olímpico será dos dias 1 até o dia 7 de julho, em Riga, capital letã. O Brasil estreia contra Montenegro, e também enfrenta o Camarões na primeira fase.


 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também