4 cuidados com os pneus do carro antes de pegar a estrada
33giga
Pegar a estrada com um carro sem manutenção é sinônimo de perigo. Por isso, é ideal realizar uma revisão completa do veículo antes de uma viagem – o que inclui cuidados com os pneus. “São componentes vitais para a segurança e o desempenho do automóvel, especialmente em viagens longas. É importante realizar uma inspeção cuidadosa para evitar contratempos que podem comprometer a segurança dos ocupantes”, afirma Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.
A seguir, o especialista elenca quatro cuidados com os pneus do carro antes de pegar a estrada:
1. Calibragem
Os pneus precisam estar calibrados corretamente. Quando estão com baixa pressão ou com a pressão errada, o desgaste fica irregular. “Manter a pressão correta é fundamental para garantir o consumo adequado de combustível, a estabilidade do veículo e a durabilidade dos pneus. Verifique a pressão conforme as especificações do fabricante antes de iniciar a viagem”, pontua.
2. Estado dos pneus
Examine regularmente o estado de desgaste dos pneus, incluindo profundidade dos sulcos e sinais de danos visíveis. “Pneus desgastados ou danificados podem comprometer a aderência e o controle do veículo, especialmente em condições adversas de estrada”, ressalta.
3. Alinhamento e balanceamento
Esses procedimentos são simples e não custam caro, contudo são indispensáveis tanto no cotidiano, quanto em viagens. “Certifique-se de que o alinhamento e o balanceamento dos pneus estejam em dia. Um alinhamento inadequado pode causar desgaste irregular e reduzir a vida útil dos pneus, além de afetar a dirigibilidade e o conforto durante a viagem”, comenta o especialista.
4. Estepe em condições
Não só antes de pegar a estrada, mas sempre que possível verifique como está o estepe. “Ele deve estar inflado corretamente e pronto para uso em caso de emergência. Além disso, é importante verificar se as ferramentas para a troca dos pneus, como macaco, chave de roda e triângulo de segurança, estão presentes no veículo e em perfeitas condições. A ausência desses itens pode comprometer a segurança e resultar em multas”, adverte Furtado.