Fases do sono: entenda quais são e como funcionam
33giga
Os brasileiros estão pesquisando cada vez mais pelos termos “dormir” e “sono”. No País, as consultas aumentaram 130% nos últimos cinco anos (de 2019 a 2023) em comparação com o período anterior (de 2014 a 2018). Os dados foram compilados pelo Google Trends. De olho nessa tendência, o 33Giga decidiu fazer um guia completo sobre as fases do sono. Confira!
O que são as fases do sono?
O sono pode ser dividido em quatro fases, sendo três do tipo não-REM e uma do REM. A denominação tem origem na língua inglesa, que significa Rapid Eye Movement. Na prática, classifica a presença ou a ausência de movimentos rápidos dos olhos ao dormir.
Quais são as fases do sono?
- Estágio 1 do sono não-REM: fase da sonolência, quando a pessoa ainda pode ser facilmente despertada. Contempla períodos de 1 minuto a 5 minutos.
- Estágio 2 do sono não-REM: aqui, o sono leve ganha profundidade. A atividade cardíaca é reduzida e os músculos ficam relaxados, também ocorre a desconexão do cérebro com os estímulos do mundo real. Pode durar entre 10 e 60 minutos.
- Estágio 3 do sono não-REM: quando a pessoa atinge o sono profundo. Isto é, ruídos e outros estímulos externos não acordam a pessoa facilmente. É caracterizada pelo descanso total da atividade cerebral, o que acontece, em média, de 20 a 40 minutos por noite.
- Sono REM: o indivíduo sai do sono profundo e vários eventos fisiológicos ocorrem. Entre eles, movimentos rápidos dos olhos e ondas cerebrais, respiração e batimento cardíaco próximos ao da vigília, e músculos paralisados. Costuma ocorrer entre 10 e 60 minutos.
Sono não é tudo igual
O sono não é uniforme. Ao longo da noite, ele é composto de várias rodadas das quatro fases. A duração e o número de ciclos variam de pessoa para pessoa e de noite para noite, conforme fatores como idade, consumo de álcool e drogas, ansiedade, presença de dor e distúrbios. Em média, porém, o ser humano tem ciclos de quatro a seis vezes por noite.
Fontes: CPAPS e Instituto do Sono