TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Casca de banana no rosto: igual a botox? É a dúvida da internet
Estilo de Vida

Casca de banana no rosto: igual a botox? É a dúvida da internet

publisherLogo
Anamaria
27/02/2025 11h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16472545/original/open-uri20250227-18-d6m74m?1740654610
© Reprodução/TikTok
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Usar casca de banana no rosto é a mais nova febre na internet. No TikTok, as usuárias adeptas à prática afirmam que ela tem efeito antienvelhecimento e pode ainda substituir o botox.

A explicação é baseada nos benefícios alimentares que a casca da fruta tem: substâncias anti-inflamatórias e radicais livres contra o envelhecimento da pele. Mas, segundo especialistas, a história não é bem assim.

Quem iniciou essa tendência foi a maquiadora das celebridades Katie Jane Hughes, de Nova Iorque, em 2024. Ela testou a técnica e compartilhou sua experiência em um vídeo, no qual disse sentir um efeito de “botox natural”.

“Eu sinto que a minha pele ficou mais macia e certamente mais repuxada. Vou tentar novamente com certeza”, disse. Agora, um ano depois, outras internautas continuam relatando resultados positivos, mas não é indicada por profissionais. A seguir, entenda em AnaMaria se passar casca de banana no rosto realmente traz benefícios, quais são os riscos e quais alternativas seguras existem para cuidar da pele:

O que acontece se eu passar casca de banana no meu rosto?

Apesar de a banana ser rica em antioxidantes e nutrientes quando consumida, a aplicação direta da casca na pele não tem comprovação científica de benefícios. Segundo a dermatologista Priscilla Sarlos, da Onne Clinic, o uso indevido pode causar alergias, irritações, manchas e até aumentar a suscetibilidade a infecções.

“As alternativas naturais de skincare caseiro devem ser evitadas, pois não há respaldo científico para sua eficácia e podem trazer riscos de reações adversas. Para uma rotina de cuidados eficaz e segura, o ideal é adotar um cuidado minimalista, com produtos de uso comprovado e sempre consultar um dermatologista para orientações específicas”, explica a especialista.

Como identificar reações adversas?

Os sinais mais comuns incluem vermelhidão, coceira, ardência e sensação de calor na pele. “Caso qualquer um desses sintomas ocorra, é importante interromper imediatamente o uso e procurar orientação de um profissional de saúde”, alerta Priscilla.

Para garantir que as tendências de skincare sejam seguras e eficazes, ela recomenda verificar todas as informações com um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): “Só assim, você poderá ter certeza de que o produto ou tratamento é adequado ao seu tipo de pele e realmente traz benefícios.”

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também