Como cuidar da pele oleosa? Rotina de skincare deve evitar efeito rebote
Anamaria
Muito de brilho, acne e cravos. Essas são consequências da produção excessiva de sebo. Você sabe como cuidar da pele oleosa? Uma rotina de skincare completa deve diminuir a oleosidade e evitar o efeito rebote.
A ocorrência de pele oleosa é uma consequência da produção exagerada de sebo pelas glândulas sebáceas. É um distúrbio mais comum durante a adolescência, fase em que o corpo passa por muitas alterações hormonais. Por isso, o aparecimento de cravos e espinhas.
De acordo com Franklin Veríssimo, especialista em laser, cosmiatria e procedimentos pelo Hospital Albert Einstein, a pele do rosto possui uma quantidade muito maior de glândulas sebáceas que a pele do corpo. "Como a secreção eliminada através dessas glândulas, que é responsável pela oleosidade, a pele do rosto tende a ser mais oleosa e necessita de cuidados específicos", diz à AnaMaria.
Pessoas com essas características possuem a pele mais brilhosa, além de poros dilatados e irregulares. Alguns exemplos de doenças associadas à pele oleosa são: dermatite seborreia, pitiríase versicolor, acne, rosácea e hiperplasia sebácea.
Somando-se às reações do organismo humano, as condições climáticas do Brasil fazem com que a pele oleosa seja muito comum por aqui. Segundo a dermatologista Ana Paula Fucci, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quanto mais quente e úmido foi o clima, maior será a produção de sebo. Logo, a pele fica mais brilhosa, com os poros dilatados e com tendência a formação de espinhas.
"Já se sabe que o estresse e outras alterações emocionais têm impacto negativo na pele, podendo desencadear ou agravar condições inflamatórias. Mudanças climáticas, lavar o rosto muitas vezes ao dia (mais de 3 vezes e com água quente) e alterações hormonais podem tornar a pele mais oleosa ou mesmo desencadear acne", afirma.
Como cuidar da pele oleosa?
Toda atenção é necessária quando se trata de cuidar da pele oleosa. Isso porque interferências no chamado 'manto lipídico' podem causar o efeito rebote, ou seja, aumentar a produção de sebo de forma compensatória e, consequentemente, gerar oleosidade.
Por mais que o excesso de brilho incomode, ao cuidar da pele oleosa é fundamental evitar a limpeza excessiva. A rotina de skincare, entretanto, pede alguns cuidados mais específicos.
"Limpar o rosto duas ou, no máximo, três vezes ao dia e com sabonetes próprios para o seu tipo de pele. Usar hidratantes faciais apropriados, além de formulações que contenham substâncias seborreguladoras, que devem ser prescritos por médicos", orienta Franklin.
Ana Paula acrescenta que a limpeza da pele deve ser feita com sabonetes específicos, que podem ser líquidos ou em barra, e conter ácido glicólico ou salicílico, que potencializam a renovação cutânea.
Atenção aos produtos escolhidos
Para cuidar da pele oleosa é essencial que os produtos do skincare sejam escolhidos com cuidado. Ana Paula afirma que eles devem ser em fórmula livres de óleo, com textura gel ou sérum. "Em alguns casos, pode ser necessário o uso de loções antioleosidade para ajudar no controle. Alguns filtros solares também têm essa proposta de controle da oleosidade por mais tempo", diz.
Quanto à maquiagem, o ideal é optar por produtos que tenham efeito mate para controlar a oleosidade da pele, segundo Franklin. "Caso use base, procure uma que também possua filtro solar e seja 'oil-free'. Ainda pode dar uma pincelada de pó depois do filtro solar, para dissipar qualquer brilho indesejado.
Avalie com dermatologista, que saberá a real necessidade e o que é mais adequado para seu tipo de pele", complementa a dermatologista.
Rotina de skincare para pele oleosa
- Lavar o rosto: a limpeza deve ser feita no máximo 3 vezes ao dia, com sabonetes indicados para pele oleosa;
- Hidratantes adequadas: a hidratação deve ser feita com produtos faciais apropriados, sempre com fórmular livres de óleo. O ideal é dar preferência para texturas em gel ou sérum.
- Indicações médicas: procure um dermatologista para que ele indique formulações que contenham substâncias que irão regular a produção de sebo da pele;
- Proteção: a aplicação de protetor solar é necessária em qualquer tipo de pele. No entanto, dê prioridade para os produtos que oferecem controle de oleosidade de longa duração.