Dia de São João: o que o santo tem a ver com as festas juninas?
Anamaria
Esta segunda-feira, 24 de junho, celebra o Dia de São João, conhecido como o santo festeiro e comemorado nas festas populares do mês. Afinal, o que São João tem a ver com as festas juninas?
São João é João Batista, o homem que batizou Jesus Cristo e que o anunciou como Cordeiro de Deus, como diz a Bíblia. Eles eram parentes, uma vez que suas mães, Maria e Isabel, são primas.
Seis meses mais velho que Jesus, João era um pregador e falava sobre a chegada do Messias. Quando Jesus é revelado como o filho de Deus, João "sai de cena" para lhe dar o destaque. João, então, torna-se um profeta.
Quando é o Dia de São João?
São João é um dos poucos santos da Igreja Católica que tem duas datas litúrgicas. Ou seja, ele é celebrado no nascimento, dia 24 de junho, e na morte, dia 29 de agosto. Por ser o anunciador da chegada do Messias e seu precursor, o nascimento de João também é motivo de festa.
Além disso, João Batista é seis meses mais velho que Jesus. Desta forma, o Natal é celebrado em 25 de dezembro e o Dia de São João ficou "combinado" de ser comemorado em 24 de junho. Vale destacar que não há confirmações de que o santo tenha nascido neste dia exatamente, já que a data foi firmada no século 4.
As festas juninas
Tudo indica que o Dia de São João foi ressignificado. Na Europa, as festas pagãs celebravam as colheitas e a fertilidade da terra com a chegada do verão, isto é, em 21 de junho no hemisfério norte.
Com o tempo, a Igreja Católica incorporou as festividades da época com os dias dos santos do mês, como Santo Antônio - em 13 de junho -, São João e também São Pedro - dia 29 de junho. Logo, as festas ganharam símbolos dentro do catolicismo e foram trazidas para o Brasil em 1500 pelos portugueses. Elas eram chamadas de festas joaninas.
Com o passar do tempo, as celebrações foram abrasileiradas e transformadas em festas juninas - por ocorrerem em junho -, unindo a tradição portuguesa com as influências da nossa cultura, culinária e música.
As festas juninas são ainda mais fortes na região Norte e Nordeste do Brasil por causa da colonização. Foi lá que a cultura portuguesa foi enraizada com mais força, sobretudo no interior, onde foi instalado o catolicismo. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Desta forma, as festividades se prolongaram pelo mês de junho inteiro, celebrando o dia de Santo Antônio - em 13 de junho -, São João e também São Pedro - dia 29 de junho.