Estilo parisiense: se inspire na decoração da cidade-sede da Olimpíadas
Anamaria
As Olimpíadas de 2024 começaram oficialmente na última sexta-feira (26) e a cerimônia de abertura dos Jogos Olimpícos direcionaram os olhos do mundo para a cidade de Paris, na França, que é a sede da competição. Famosa pela arquitetura, o estilo parisiense de decoração preza pelo charme, elegância e sofisticação. Conheça mais sobre ele e se inspire nesse estilo para a decoração da sua casa!
Típico das casas de Paris, esse estilo de decoração de interiores é caracterizado por uma combinação de elementos clássicos e contemporâneos que ajudam a criar ambientes acolhedores e refinados.
Principais características do estilo parisiense
O estilo parisiense de decoração celebra a beleza atemporal ao combinar a elegância do passado com a inovação do presente.
É possível, assim, associar os tradicionais tons sóbrios e neutros com cores mais modernas, especialmente em elementos de destaque, como móveis. O uso de luzes também ajuda a recriar a estética parisiense. Confira a seguir as principais características do estilo parisiense de decoração:
Elegância clássica
O estilo parisiense frequentemente incorpora peças de mobiliário e acessórios de design clássico, como molduras ornamentadas, espelhos com bordas elaboradas e móveis antigos, ou, com aparência vintage.
Mistura de estilos
Nos interiores franceses, é comum ver uma mistura de estilos antigos e modernos. Esses estilos são combinados em harmonia, por exemplo, ao unir um sofá vintage com uma mesa de centro mais contemporânea. Assim, cria-se um ambiente eclético e cheio de personalidade.
Reformar um imóvel antigo: como manter o charme retrô com a modernidade?
Cores neutras e suaves
O estilo parisiense geralmente utiliza uma paleta de cores neutras e suaves, como tons de branco, creme, cinza e os tons pastéis. Com a ajuda dessas cores é possível criar ambientes mais luminosos e sofisticados.
Detalhes ornamentais
Atenção aos detalhes também faz parte do estilo parisiense. Na decoração, molduras de portas e janelas, papel de parede com padrões delicados e acabamentos em gesso, se destacam sendo os mais comuns. Por meio desses ornamentos a decoração ganha charme e autenticidade.
Texturas luxuosas
Capital da moda, Paris leva sua importância no setor para a decoração por meio do uso de tecidos luxuosos e texturizados, como veludo, seda e linho, que são típicos no estilo parisiense. Esses tecidos estão presentes em almofadas, cortinas e estofados, ajudando a criar ambientes aconchegantes e elegantes.
Móveis de design
O estilo parisiense também é conhecido por seus móveis de design icônico, como cadeiras Eames, mesas de café com detalhes sofisticados e luminárias elegantes. Eles são frequentemente usados para trazer modernidade aos espaços.
Acessórios e arte
Os museus são importantes para a cidade de Paris, e as obras de arte e esculturas também estão presentes na decoração ao estilo parisiense. Acessórios decorativos, como vasos antigos e livros encadernados em couro, são peças-chave para personalizar e sofisticar o ambiente. Paris é conhecida por seu cenário artístico, e isso se reflete na decoração.
Espaços aconchegantes
O estilo parisiense prioriza o conforto sem deixar a sofisticação de lado. Por isso, a maioria das salas, por exemplo, é confortável e bem iluminada, sendo projetada para ser acolhedora.
Janelas e iluminação
A iluminação é um ponto muito valorizado. Por isso, as janelas geralmente são grandes e bem decoradas, frequentemente acompanhadas por cortinas elegantes, criando uma iluminação suave e uma atmosfera charmosa.
Leia também:
Quais estilos de salas de jantar escolher? Veja 5 ideias de projeto
Menos é mais: 3 ideias de banheiros minimalistas para se inspirar
O que é a Feng Shui? Saiba os impactos da decoração na casa