Home
Estilo de Vida
Meio da folia: especialista lista 6 dicas essenciais para um carnaval saudável
Estilo de Vida

Meio da folia: especialista lista 6 dicas essenciais para um carnaval saudável

publisherLogo
Anamaria
15/02/2026 19h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51003/original/Ana_Maria.png?1764195956
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Carnaval é o período de maior desgaste físico do ano para milhões de brasileiros. No entanto, por trás da euforia dos blocos e trios elétricos, esconde-se um cenário ideal para a propagação de doenças. Segundo o Dr. Bruno Bastos Chaves, especialista em Alergia e Imunologia Clínica com mais de 14 anos de experiência, o corpo passa por uma “tempestade perfeita” que abre as portas para vírus e bactérias.

Você sabe por que as viroses aumentam após o Carnaval? “As aglomerações facilitam a transmissão de patógenos respiratórios, como os vírus da Influenza (gripe), COVID-19 e Rinovírus, através de gotículas no ar e contato próximo. Ainda, o hábito de compartilhar copos, garrafas e talheres aumenta significativamente o risco. Além disso, a Mononucleose (Doença do Beijo), transmitida pela saliva, é particularmente comum neste período”, explica o médico.

Entenda o fenômeno da Imunossupressão Temporária

“Nesse contexto de baixa defesa e alta exposição a patógenos, ocorrem mais facilmente o surgimento de gripes, viroses intestinais, infecções de garganta e mal-estar geral”, afirma o Dr. Bruno. Segundo ele, os três maiores vilões da Imunidade são a privação de sono, o consumo de álcool e o estresse. “Quando não temos o sono reparador se reduz a produção de citocinas, proteínas que organizam nossas células de defesa, e diminui a eficácia das células T (linfócitos), cruciais contra vírus”.

Além de inflamatório e desidratante, o álcool inibe a resposta imediata dos glóbulos brancos e afeta a microbiota intestinal, onde reside grande parte das nossas células de defesa. “Ainda, dançar por horas eleva os níveis de cortisol e cria um cenário de estresse no organismo pelo fato de nos mantermos alertas e em movimento sem descanso. Em picos intensos, este hormônio inibe a resposta imunológica necessária para combater invasores”.

Quem tem alergias deve tomar cuidado redobrado

Manter a hidratação e descansar entre os blocos é essencial. Foto: Pixabay.
Manter a hidratação e descansar entre os blocos é essencial. Foto: Pixabay.

Pacientes com rinite ou asma enfrentam riscos maiores, já que suas vias aéreas já possuem um estado inflamatório crônico. “A exposição à fumaça, poluição, sprays de espuma e mudanças de temperatura pode desencadear crises severas. Uma mucosa nasal inflamada pela rinite é menos eficiente em filtrar vírus, facilitando a infecção. Além disso, infecções virais são gatilhos frequentes para crises de asma”, alerta.

A pedido de Ana Maria Revista, o Dr. Bruno, membro da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, listou cuidados para que você aproveite esses dias sem comprometer sua saúde.

– Mantenha a hidratação constante: beba água para manter as mucosas hidratadas (barreira física contra vírus).
– Faça uma alimentação estratégica priorizando frutas, verduras e legumes e evite gorduras e ultraprocessados.
– Execute uma higiene rigorosa lavando as mãos frequentemente e evite tocar o rosto.
– Modere o consumo de álcool: intercale cada copo de bebida alcoólica com água para minimizar a desidratação.
– Faça um descanso mínimo: tente garantir algumas horas de sono reparador para a produção de citocinas.
– Esteja em dia com sua saúde. Alérgicos devem seguir rigorosamente o tratamento prescrito, manter as vacinas antialérgicas em dia e ter sempre em mãos a medicação de resgate.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também