Home
Estilo de Vida
Olha o bloquinho da terceira idade! Confira 5 atividades para idosos curtirem a folia
Estilo de Vida

Olha o bloquinho da terceira idade! Confira 5 atividades para idosos curtirem a folia

publisherLogo
Anamaria
21/02/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16468704/original/open-uri20250221-56-v02zds?1740168688
© Crédito: FreePik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Aproveitar o Carnaval 2025 não é exclusividade dos mais jovens. Cada vez mais, os bloquinhos e festas da temporada têm conquistado também a terceira idade, mostrando que a folia pode ser adaptada para todos os públicos. E não são apenas as ruas e salões de festa que se enchem de confete e serpentina: nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o clima carnavalesco ganha um propósito ainda mais especial, promovendo saúde física, mental e social para os idosos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil dobrou nas últimas duas décadas, saltando de 15,2 milhões para 33 milhões. Diante desse cenário, é essencial oferecer atividades que não apenas entretêm, mas também promovem o bem-estar. 

Para que o Carnaval 2025 seja inesquecível nas ILPIs, as instituições investem em práticas que estimulam tanto o corpo quanto a mente – e você também pode aproveitar as dicas e proporcionar momentos especiais para quem já fez muita folia! Confira algumas sugestões da especialista Valeria Barboza, assistente social da 3i Residencial Sênior:

Arteterapia: revivendo memórias carnavalescas

Durante as sessões de arteterapia, os idosos relembram marchinhas antigas e histórias de suas experiências em bloquinhos, salões de festa e danças de Carnaval. Além disso, podem compartilhar lembranças de fantasias e maquiagens usadas em outras épocas, resgatando memórias afetivas e fortalecendo a autoestima. “Essas práticas promovem benefícios para a saúde física e mental dos idosos, ajudando-os a se sentir mais ativos e integrados à comunidade”, explica Valeria. 

Artesanato: criando o clima do Carnaval 2025

Nada melhor do que os próprios idosos confeccionarem os enfeites da festa. No artesanato, eles podem produzir máscaras e ornamentos, expressando suas preferências e exercitando a criatividade. “Esse processo fortalece o senso de pertencimento e colabora para o resgate de memórias e gostos da juventude, promovendo a interação e o prazer de criar em grupo”, ressalta a assistente social.

Fisioterapia: preparando o corpo para a folia

A fisioterapia ganha um papel importante na preparação para o baile de Carnaval 2025. Sob orientação profissional, nas ILPIs os idosos participam de atividades que estimulam o movimento e fortalecem o corpo. “Além de contribuir para a preparação física, a fisioterapia reforça a importância da atividade física na manutenção da saúde e funcionalidade corporal”, comenta Valeria.

Roda de conversa: histórias e canções de bloquinhos antigos

Que tal um espaço acolhedor para os idosos compartilharem suas experiências? Durante a roda de conversa, eles podem relembrar as tradições carnavalescas e cantar músicas típicas. Essa atividade promove a socialização e gera uma sensação de pertencimento. “A participação ativa no bate-papo favorece a socialização entre os idosos e gera sensação de bem-estar”, explica a especialista.

Baile de Carnaval 2025: o ponto alto da folia

O baile é o momento mais esperado do Carnaval! Com decoração alegre e um cardápio adaptado às necessidades da terceira idade, o evento deve proporcionar uma verdadeira viagem ao passado. “É uma oportunidade de reviver memórias e garantir que todos aproveitem o momento de forma segura e confortável”, finaliza Valeria.

Ao incentivar os idosos a participarem do Carnaval 2025, reforçamos o quanto a diversão e o cuidado podem caminhar juntos. A alegria dos bloquinhos e a interação social são aliados poderosos para um envelhecimento mais saudável e cheio de boas histórias para contar!

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também