Home
Estilo de Vida
Como a escravidão originou o mito de que manga com leite faz mal?
Estilo de Vida

Como a escravidão originou o mito de que manga com leite faz mal?

publisherLogo
Aventuras Na História
12/06/2024 21h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16253371/original/open-uri20240612-17-1j3yrwf?1718226421
©Domínio público e Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A manga é uma das frutas mais queridas pelos brasileiros, e também uma fonte rica em nutrientes. Assim, é impensável a possibilidade de ela fazer mal à saúde, certo? Bem, exceto aqui no Brasil: muitos acreditam que a mistura de manga com leite pode causar efeitos bastante indesejados. Mas isso é verdade?

Mistura boa ou ruim?

Segundo a nutricionista Gisele Haiek, que também é especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos e em Sistemas de Gestão Integrados, em entrevista ao Eu Atleta, essa combinação não apresenta qualquer malefício à saúde.

A combinação resulta em uma vitamina como se misturasse qualquer outra fruta ao leite, claro, com os nutrientes da manga atribuídos", acrescenta.
Fotografia de manga cortada / Crédito: Foto por liwanchun pelo Pixabay

 

Ambos os ingredientes são benéficos à saúde, de maneiras diferentes. A combinação apenas agrega mais ao potencial nutricional do que será preparado. 

A nutricionista apenas ressalta que, em alguns casos, as pessoas podem se sentir mal após consumir algum desses alimentos, mas a culpa não seria necessariamente da mistura, e sim de uma possível intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

Imagem ilustrativa / Crédito: Foto por Ольга Бережна pelo Pixabay

 

Lenda antiga

A lenda de que a mistura de manga com leite faz mal tem um fundamento histórico em sua origem. Esse mito surgiu ainda na época do Brasil colonial, habitado pelos senhores de engenho e seus escravizados.

Isso porque, naquela época, o leite era considerado um alimento caro e escasso. A manga, por sua vez, era uma fruta amplamente disponível no Brasil e consumida pelos escravizados.

Por isso, os antigos senhores de engenho espalhavam o boato, para tentar impedir que os escravos consumissem o leite que lhes pertencia. Assim, temendo alguma intoxicação, eles manteriam distância da bebida.

"O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje" disse nutricionista Anita Sachs à revista Mundo Estranho.

Antiga pintura representando um engenho de açúcar na época do Brasil Colonial / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Mesmo que sem qualquer fundamento, e certamente questionada desde o Brasil Colônia, essa lenda perdurou pela nossa história, e segue viva. Felizmente, muitos sabem que é mentira, e podemos encontrar ótimas sobremesas em conjunto da manga com o leite.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também