Lua Rosa: saiba mais sobre o fenômeno que ocorre neste fim-de-semana

Aventuras Na História






Neste domingo, 13, o céu será palco de um espetáculo especial: a Lua Rosa, nome dado à primeira lua cheia após o início do outono no Hemisfério Sul.
O fenômeno acontece quando a Lua atinge seu apogeu — o ponto mais distante da Terra em sua órbita. Por isso, ela poderá parecer ligeiramente menor do que o normal, o que também caracteriza uma microlua.
Significado
Apesar do nome poético, a Lua não ficará rosada. A expressão “Lua Rosa” vem da flor rosa-musgo (Phlox subulata), nativa da América do Norte, que costuma florescer por completo nesta época do ano. Assim, o termo é simbólico, marcando uma conexão com a natureza e as estações.
A Lua Rosa de 2025 atingirá seu pico de iluminação às 21h22 (horário de Brasília), no dia 13 de abril. É um ótimo momento para observadores do céu aproveitarem o espetáculo — especialmente em regiões com pouca poluição luminosa.
Além de seu aspecto astronômico, a Lua Rosa também possui significado religioso. No calendário cristão, a data da Páscoa é definida a partir dela: celebra-se o feriado no primeiro domingo após a aparição da Lua Rosa.


