Museu do Louvre fica em primeiro lugar no ranking mundial de visitantes
Aventuras Na História
O Museu do Louvre, em Paris, é o mais visitado do mundo, recebendo 8,86 milhões de visitantes em 2023, um aumento de aproximadamente 14,7% em comparação a 2022. Na segunda posição estão os Museus Vaticanos, com 6,76 milhões de visitantes, e fechando o pódio, o Museu Nacional da China, localizado em Pequim, que registrou 6,75 milhões de visitantes.
Esse ranking foi divulgado pelo Theme Index and Museum Index 2023. Trata-se de um relatório anual da Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a consultoria multinacional Aecom.
Conforme repercutido pela CNN Brasil, o documento destaca os 20 museus mais frequentados globalmente no ano, que juntos atraíram 99,8 milhões de visitantes, representando um aumento de 66% em relação aos 57,1 milhões de visitantes registrados em 2022.
Mudanças
Embora a Europa historicamente domine o mercado, a Ásia está avançando rapidamente. Atualmente, dos 20 museus listados, oito estão na Europa, oito na Ásia (sendo sete na China e um na Coreia do Sul), e quatro na América do Norte, todos localizados nos Estados Unidos.
No ano passado, a Europa respondeu por 42% das visitas globais entre os 20 museus mais visitados, enquanto a Ásia ficou com 39%.