Papa Francisco: Entenda a simbologia do vermelho usado nas vestes do religioso

Aventuras Na História






Nesta quarta-feira, 23, a Basílica de São Pedro recebeu o corpo do papa Francisco, que morreu na última segunda-feira, 21, aos 88 anos, para ser velado até o dia de seu funeral — que acontecerá na manhã de sábado, 26.
O líder da Igreja Católica foi colocado num caixão de madeira, conforme seu desejo, e foi vestido com uma casula vermelha. A cor chamativa gerou curiosidade entre fiéis e curiosos, mas possui um significado específico para a liturgia católica. Entenda!
O vermelho do Papa
Conforme explica matéria publicada pelo UOL, a cor vermelha possui um significado especial dentro do cristianismo, representando o sangre de cristo. Também é um sinal de martírio e amor, sendo comumente utilizado durante o Domingo de Ramos, em Pentecostes, na Sexta-feira Santa ou durante festas de apóstolos e santos que são considerados mártires.
O vermelho remete ao sacrifício passado por Jesus e por todos que viveram pelo Evangelho, como o caso de Francisco, conforme ratificou o camerlengo da Igreja Católica Kevin Joseph Farrell.
Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal; de modo especial, a favor dos mais pobres e marginalizados".
A cor também faz referência ao evento central da Paixão de Cristo, visto que a origem da palavra "paixão" vem do verbo "padecer". Assim, o catolicismo entende o vermelho como uma cor que representa o sofrimento de Cristo.
A casula
Além do vermelho, a casula, a veste papal, também possui sua representatividade, sendo enfeitada e trocando de cor variando conforme a ocasião. Mas a veste, em si, tem como simbologia a sujeição a Deus e representando a graça e a responsabilidade do sacerdócio.


