Relembre a história de Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo

Aventuras Na História






Uma mulher japonesa nascida no mesmo ano em que os irmãos Wright realizaram seus primeiros voos públicos, é detentora de um impressionante recorde. Aos 116 anos, Tomiko Itooka se tornou a pessoa viva mais velha do mundo, de acordo com o Guinness World Records, após o falecimento de Maria Branyas, de 117 anos. Sua idade e data de nascimento, 23 de maio de 1908, foram confirmadas pelo Grupo de Investigação em Gerontologia, que valida dados de supercentenários.
De acordo com o portal Euro News, Itooka, que é mãe de quatro filhos, vive atualmente em um lar de idosos em Ashiya. Ao ser informada de seu novo título, ela respondeu apenas com um “obrigada”, frase que costuma dizer aos cuidadores, mantendo sua gentileza aos 116 anos.
Vida longa
Nascida em Osaka, Itooka foi atleta de voleibol no ensino médio. Aos 20 anos, casou-se e teve duas filhas e dois filhos. Durante a Segunda Guerra Mundial, administrou o escritório da fábrica de têxteis de seu marido. Mesmo após a morte dele, em 1979, manteve uma vida ativa, passando uma década vivendo sozinha em Nara e dedicando-se ao alpinismo, incluindo a escalada do Monte Nijo na Cordilheira Kongō.
Já na casa dos 70 anos, subiu duas vezes o Monte Ontake, de 3.067 metros, surpreendendo seu guia ao usar tênis em vez de botas de caminhada. Aos 80, participou da Peregrinação Osaka 33 Kannon, visitando 33 templos, e aos 100 subiu os degraus do Santuário Ashiya sem auxílio de uma bengala.
Leia também: A brasileira considerada a segunda pessoa mais velha do mundo


