Segredos da longevidade: Confira os hábitos do homem mais velho do mundo
Aventuras Na História
Nascido em 26 de agosto de 1912, na cidade de Liverpool, Inglaterra, John Tinniswood é considerado o homem mais velho do mundo, segundo o Guinness Book. Ele obteve o título em abril deste ano, após o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora morrer aos 114 anos.
Tinniswood tinha apenas dois anos de idade quando estourou a Primeira Guerra Mundial e que completou 27 quando começou a Segunda Guerra Mundial. Na juventude, trabalhou em um posto administrativo no Corpo de Pagamento do Exército.
Ele era encarregado de assuntos financeiros, além de localizar soldados isolados e organizar o fornecimento de alimentos. Hoje, é o veterano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais velho do planeta.
Conheceu sua esposa, Blowden, em um baile em Liverpool, e se casaram em 1942. O casal teve uma filha, Susan, nascida em 1943, e desfrutou de 44 anos juntos até o falecimento de Blowden, em 1986. Após a guerra, Tinniswood iniciou uma nova fase de sua vida como contador para a Shell e a BP, onde trabalhou até sua aposentadoria em 1972.
Segredo?
Aos 112 anos, Tinniswood“não faz a menor ideia” do porquê viveu por tanto tempo. Ele disse ao Guinness que não há “nenhum segredo especial” em sua longevidade e que, apesar de ter sido "bastante ativo quando jovem”, acredita que, no fundo, “não era diferente de ninguém”.
Por que vivi tanto tempo, não tenho a mínima ideia. Não consigo pensar em nenhum segredo especial que eu tenha. Eu era bastante ativo quando jovem, caminhava muito... se isso teve algo a ver, não sei. Mas para mim, não sou diferente. Não sou diferente de jeito nenhum”, ressaltou.
Desde que completou 100 anos, em 2012, ele passou a receber um cartão de aniversário anual da monarquia britânica — primeiro da falecida rainha Elizabeth II, quase 14 anos mais jovem que ele, e, após sua morte, do Rei Charles III.
Ao ser questionado sobre as mudanças no mundo desde sua infância, ele comentou: “O mundo, à sua maneira, está sempre mudando. É uma espécie de experiência contínua. […] Está melhorando um pouco, mas ainda não tanto. Está indo na direção certa".
Hábitos
Tinniswood é bisavô e vive atualmente em uma casa de repouso em Southport, onde a equipe o descreve como "um grande tagarela".
Mesmo com a idade avançada, ainda realiza a maioria das tarefas diárias de forma independente: levanta-se sem ajuda, ouve rádio para se manter informado e continua administrando suas próprias finanças.
Sem o hábito de fumar e raramente consumindo álcool, ele atribui sua longevidade à moderação: "Se você bebe demais, come demais ou caminha demais; se exagera em qualquer coisa, vai acabar sofrendo", aconselhou ele.
Sobre sua rotina alimentar, Tinniswood explicou que, além de comer “fish and chips” às sextas-feiras — uma tradição britânica particularmente comum em cidades e vilas costeiras —, ele não segue uma dieta específica.
"Eu como o que me dão, e todo mundo faz o mesmo", afirmou, acrescentando que não tem uma dieta especial. "Ou você vive muito ou pouco, e não há muito que você possa fazer a respeito”.
Leia também: A brasileira considerada a segunda pessoa mais velha do mundo