Calvície nas sobrancelhas? Conheça as possíveis causas da queda dos fios
Bons Fluidos

Quando o tema é queda de fios, é comum falarmos do couro cabeludo e até dos cílios. A calvície nas sobrancelhas, contudo, é pouco comentada, apesar de o risco de ocorrer ser elevado, pois as causas envolvem tanto práticas cotidianas quanto questões de saúde.
Especialistas explicam a queda
De acordo com a dermatologista Marina Hayashida, membro da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo), em circunstâncias normais, os pelos da região passam por três fases. A primeira, chamada anágena, em que acontece o crescimento, dura de quatro a sete semanas. Já a segunda, a catágena, com duração de até três semanas, desacelera o processo e leva à telógena, na qual os fios param de crescer e caem. Em seguida, uma nova etapa anágena começa reiniciando o ciclo.
Alguns hábitos, no entanto, podem impactar esse sistema natural e provocar a queda desigual dos fios. “Fatores como a aplicação de tinturas em excesso e o uso de certos medicamentos e maquiagens inadequadas também podem prejudicar o crescimento das sobrancelhas, tornando-as enfraquecidas e favorecendo o aparecimento de falhas nos pelos dessa região. Desnutrição e processo de envelhecimento também estão envolvidos”, esclarece o Dr. Daniel Cassiano, diretor de comunicação da SBD-RESP.
Como tratar a calvície nas sobrancelhas?
Os especialistas apontam que há formas de reverter o quadro, como por meio de medicamentos. Eles citam, por exemplo, o minoxidil e as prostaglandinas, que não somente estimulam as células das sobrancelhas, como melhoram a espessura dos fios. Os resultados desses tratamentos costumam surgir após seis meses de uso. Vale ressaltar, contudo, que inicialmente os métodos podem acentuar a queda de forma temporária.
Outra opção são os séruns. “O uso precisa ser regular e contínuo para resultados eficazes. Algumas pessoas podem não ter folículos pilosos ativos na região, o que limita a eficácia. Por isso, a importância da consulta dermatológica para identificar possíveis doenças foliculares que impeçam o crescimento de novos fios e a prescrição adequada da medicação a ser usada”, comenta a Dra. Marina Hayashida.
*Com informações da Holding Comunicações
Leia também: Atriz faz alerta sobre produtos químicos após perder uma das sobrancelhas
