TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Cientistas descobrem explicação para a vontade de doce mesmo estando satisfeito
Estilo de Vida

Cientistas descobrem explicação para a vontade de doce mesmo estando satisfeito

publisherLogo
Bons Fluidos
24/03/2025 18h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490257/original/open-uri20250324-18-1c6bqnb?1742840578
© la - Canva Equipes/Зображення користувача Lesia Sementsova
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muito provavelmente, já aconteceu de você ficar satisfeita(o), mas ainda sim ficar com aquela vontade de doce para finalizar a refeição com chave de ouro. Os cientistas descobriram que este fenômeno é muito mais comum do que imaginamos e se chama ‘Estômago de Sobremesa‘. Saiba mais:

Estômago de Sobremesa: a vontade de doce começa no cérebro

A justificativa para a vontade de doce está no cérebro. O ‘Estômago de Sobremesa’ acontece por causa de um neurônio chamado pro-opiomelanocortina (POMC), localizado no hipotálamo – região do cérebro responsável pela regulação de hormônios. Segundo um estudo alemão do Instituto Max Planck para Pesquisas sobre Metabolismo, este pode ser uma via de mão dupla, já que nos ajuda a entender que estamos satisfeitos, mas cria o desejo pelos pratos açucarados.

E o fenômeno não acontece somente quando temos a sobremesa à nossa frente, pois podemos ativar esses neurônios assim que pensamos no doce ou vemos uma foto dele, por exemplo. “De uma perspectiva evolutiva, isso faz sentido. Apesar de o açúcar não ser um elemento natural, nos oferece energia. O cérebro, por sua vez, está programado para controlar a ingestão quando o mesmo está disponível”, explicou o autor da pesquisa, Henning Fenselau, no release de divulgação.

A relação entre prazer e recompensa

Ademais, além de ser vantajoso para nossa sobrevivência, a especialista em obesidade, Dra. Britta Reierson, chamou atenção para a relação entre prazer e gratificação. “O sistema de recompensa do cérebro é ativado pelo açúcar, liberando químicas que resultam no prazer e, assim, tornando as sobremesas irresistíveis. Essa vontade de doce pode ser ainda mais forte quando sentimos o sabor, o que nos permite comê-lo mesmo quando estamos satisfeitos”, disse ao portal ‘Yahoo Life‘.

Dicas para controlar a vontade de doce

Apesar de nosso cérebro ser o comandante e não ser um ocorrência que podemos controlar por completo, de acordo com a especialista, há alternativas para driblar a vontade de doce.

  • Trocas doces: Primeiramente, se seu cérebro pede por açúcar , que tal dá-lo de forma moderada? Por exemplo, um quadradinho de chocolate amargo pode ser uma boa troca, ou, talvez, uma tigela de frutas vermelhas com um toque de mel.
  • Porções menores: Outra proposta é saciar o desejo, mas com porções menores, como uma bola de sorvete apenas. O segredo, aqui, é saborear cada pedacinho, pois, dessa forma, a mente irá entender que você consegue se saciar com menos.
  • Preparo caseiro: Por fim, a última alternativa é você mesmo fazer seus doces. Assim, consegue escolher ingredientes mais saudáveis e medir a quantidade de cada um de acordo com seu paladar.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também