Home
Estilo de Vida
Cinco dicas de como cuidar do seu cachorro no calor usando a alimentação
Estilo de Vida

Cinco dicas de como cuidar do seu cachorro no calor usando a alimentação

publisherLogo
Bons Fluidos
19/02/2025 18h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16466950/original/open-uri20250219-18-1alrczc?1739991354
© Canva Equipes/jfjacobsz2
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Esses dias de calor não estão sendo fáceis para quem não gosta das altas temperaturas, mas todos precisam tomar cuidado com a saúde, inclusive os animais. Porém, eles não vão saber se cuidar sozinhos, então deixamos cinco dicas abaixo para você os ajudar. Confira:

Cuidados com animais no calor

Aqui, você notará que o médico-veterinário da Pet Delícia, Robson Vivas, ensinou o que fazer no quesito alimentação, mas lembramos que você não deve sair para passear com seu cachorro nos momentos em que o Sol está bem forte, ou seja, entre 10h e 16h. Um teste que pode fazer é colocar seu pé na calçada ou no asfalto. Caso sentir que está insuportável de pisar, não deixe seu animal fazer o mesmo.

Hidratação

Não é exagero dizer que, durante o calor, os animais precisam de mais água , tanto em sua forma pura, quanto através dos alimentos. “Os sais minerais e nutrientes ajudam no organismo dos bichinhos, especialmente nos filhotes e nos mais idosos, que são mais propensos à desidratação durante o calor intenso”, explica.

Picolés para cachorros

Os picolés também são um ótimo pedido. Para fazê-los, mescle pequenas porções da alimentação deles, ou pedacinhos de frutas , com um pouco de água. Despeje a mistura em forminhas de gelo e espere congelar. Ofereça o picolé várias vezes ao dia, pois está é uma maneira excelente de manter o animal hidratado ao longo do dia ou da noite.

Frutas que cachorro pode comer

Como consumimos muitas frutas no calor, a tendência é querer dividi-las com os animais, porém, nem todas são recomendadas para eles. Entre as opções que o especialista aconselha, estão bananas , peras sem semente, mangas e maçãs sem semente. Todas podem ser dadas geladas para refrescar ainda mais.

Limpeza dos potes de água e comida

Outro hábito necessário é manter o potinho de água e o bebedouro, no caso dos gatos, sempre limpos. “Com o aumento da frequência com que os animais bebem água nos dias mais quentes, eles ficam mais suscetíveis ao acúmulo de bactérias. Por isso, é essencial limpar os recipientes de água e comida pelo menos uma vez ao dia”, detalha.

Alimentação natural no calor

Por fim, para o profissional, a alimentação natural acaba sendo de grande valia, pois ela é rica em nutrientes, como ômega-3 e auxilia na saúde da pele e do pelo, que tendem a ficar mais frágeis no calor, fortalecendo, dessa forma, as defesas do organismo.

Vale lembrar que esses cuidados também valem para os animaizinhos que moram na rua. Se possível, deixe um potinho com água fresca em frente à sua casa para ajudá-los.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também