Cinco dicas de confeiteira que você precisa saber para preparar seu doce
Bons Fluidos
Quem é que não gosta de fazer um docinho de vez em quando para deixar a vida mais leve? Sendo assim, a confeiteira Ju Ferraz deu cinco dicas que você precisa saber para preparar uma sobremesa, seja ela um bolo ou um brigadeiro. Veja abaixo:
O teste do merengue é infalível: “Número um, quando o merengue está no ponto certo, você coloca em cima da sua cabeça e ele não cai. Se cair, a responsabilidade não é minha”.
Monte o bolo na própria forma: “Dois, montar na própria forma garante muito mais estabilidade na hora de você decorar os seus bolos“.
Doces ficam mais gostosos na geladeira: “Três, muitas sobremesas ficam muito melhores para trabalhar no dia seguinte. Ou seja, pode deixá-las dormindo na geladeira”.
Como realçar o sabor do doce: “Número quatro, alguns ingredientes ficam maravilhosos e realçam o sabor de muitos doces. Por exemplo, o café e o sal”.
Invista em utensílios de cozinha: “Número cinco, invista em utensílios de cozinha, como balança, espátula e fouet. Isso, com certeza, vai profissionalizar o seu trabalho e deixar tudo muito mais simples”.
Caso você queira seguir esta profissão, ou já seja confeiteira, a profissional dá um último conselho: estude e se aperfeiçoe. “O grande segredo da confeitaria está em conhecimento e prática. Por isso, aproveite o processo e não deixe de tentar de novo só porque deu errado”, conclui.
Assando o bolo perfeitamente
Bruna Rebelo também já deu alguns conselhos para o nosso site. Confira abaixo:
1 – Primeira, para assar o bolo por completo, depois que passar metade do tempo, abra o forno e coloque uma assadeira sobre a forma. A assadeira vai agir como uma estufa, impedindo a dispersão do calor e permitindo que o seu bolo possa assar corretamente.
2 – Caso possua um grande volume de massa, o recomendado é dividir a massa em 2 ou 4 assadeiras.
3 – Se o forno não suportar assar grandes volumes, asse por etapas, coloque uma assadeira no forno e coloque a segunda para descansar dentro da geladeira. Não precisa esperar o forno esfriar para inserir a segunda forma. Aprenda a utilizar o forno quente!
4 – Se o bolo cresce de um lado e do outro não, é uma questão de diferença de calor no forno, o problema pode ser resolvido se você girar a sua forma depois de 30 minutos, assim você regula o cozimento do bolo.
5 – Se o bolo ficar úmido e grudando em cima, isso significa que ele ficou mais tempo que o necessário dentro do forno, o que você pode fazer é aquecer um pouco mais a temperatura do forno para que ele asse mais rápido.
6 – Fornos muito quentes podem deixar sua massa ressecada, a solução é colocar embaixo da forma do bolo, na prateleira inferior uma forma com água, o calor fará com que a água evapore e crie umidade dentro do forno.
7 – Se o forno que você utiliza não tem sonda de calor, invista em um termômetro e anote as temperaturas sempre que realizar alguma preparação, dessa forma você terá uma ideia do calor necessário para cada produto.