Cinco ervas que dão mais ânimo para treinar e reduzem o cansaço
Bons Fluidos
Você sabia que existem cinco ervas que são bons pré-treinos ? O farmacêutico, e nosso colunista, Jamar Tejada, dá dicas para usar as ervas adaptógenas, uma alternativa natural para quem busca renovar as energias e combater o cansaço. “As ervas adaptógenas ajudam o corpo a encontrar equilíbrio, regulando os níveis de energia e reduzindo os efeitos do estresse acumulado no dia a dia. Elas trabalham para restaurar o funcionamento natural do organismo”, explica. Veja em detalhes:
Cinco ervas que ajudam a treinar e combatem o cansaço
Primeiramente, antes de te contarmos quais são, o especialista adiciona que você pode consumir as ervas através de chás, infusões, em cápsulas ou comprimidos. Ademais, também pode adicioná-las em sucos ou iogurtes. Vale ressaltar também que elas contribuem para o menor estresse físico, mental e ambiental e melhoram a resposta do corpo sem causar efeitos colaterais prejudiciais.
- Rhodiola Rosea: “Conhecida como a raiz dourada, essa planta ajuda a aumentar a resistência física e mental. É excelente para quem enfrenta dias longos de trabalho ou estudos intensos, por exemplo”.
- Ashwagandha: “Essa planta adaptógena indiana é famosa por reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e melhorar a qualidade do sono. Ela é ideal para quem sente que o cansaço vem acompanhado de ansiedade ou insônia”.
- Ginseng Siberiano: “Diferente do ginseng tradicional, o siberiano é mais focado na recuperação de energia após períodos de estresse. Ele melhora a circulação, e é uma ótima opção para quem pratica atividades físicas intensas”.
- Cordyceps: “Um cogumelo adaptógeno que melhora a capacidade do organismo de usar oxigênio de forma eficiente, aumentando a energia e a resistência. Perfeito para quem sente que o cansaço afeta até a rotina mais básica”.
- Maca Peruana: “Além de combater a fadiga, a maca peruana é conhecida por melhorar a libido e equilibrar os hormônios. É uma escolha popular para quem busca vitalidade em todos os aspectos da vida”.
Cuidados
“Essas plantas são especialmente indicadas para pessoas que se sentem sobrecarregadas no trabalho, atletas que desejam melhorar sua performance e até mesmo para quem quer envelhecer com mais qualidade de vida. Por fim, embora sejam naturais, é fundamental consultar um profissional para saber qual planta é mais indicada para você e evitar interações com outros medicamentos”, conclui Jamar.