TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Como comprar um bom azeite? Nutricionista dá dicas
Estilo de Vida

Como comprar um bom azeite? Nutricionista dá dicas

publisherLogo
Bons Fluidos
21/05/2024 21h18
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16222905/original/open-uri20240521-56-xjk2x?1716326448
© Pexels/RDNE Stock project
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) informou que o azeite ficou 44,23% mais caro entre 2020 e 2024. Com o preço nas alturas, não dá para bobear e ficar adquirindo produto com pouca qualidade, né? Então, para não errar na escolha, chamamos a nutricionista Andrea Ferrara para te dar algumas dicas de como comprar um bom azeite.

Cor do frasco

O primeiro passo ao escolher um azeite de mercado é conferir onde ele está e qual a cor do frasco, que deve ser escura para proteger da claridade e, consequentemente, da oxidação lipídica. Sendo assim, sempre procure por embalagens verde-escuras, pretas ou âmbar (laranja amarelado) que estejam longe do sol. E, quando chegar em casa, mantenha-o em um lugar fechado, sem luz solar.

Confira a embalagem

Além de olhar a validade, quando o assunto é azeite, vale ficar de olho em outro componente: o PH, que também pode estar identificado através dos termos ácido ou acidez. O valor ideal tem que estar entre 0,8 e 0,2 e a especialista explica o motivo. “Quanto menor o número, mais saudável será o azeite. Isso porque esta quantidade corresponde ao ácido graxo livre, que é o responsável pelo sabor e qualidade do azeite. No caso do 0,2, significa que serão 2 gramas deste componente para 100 gramas do azeite em si”, detalha.

Além disso, esta variação também classifica o azeite em extra virgem. Segundo Ferrara, quando o valor ultrapassa 0,8, ele tem de ser chamado de virgem – que pode ser usado no preparo dos alimentos, mas a qualidade da gordura é reduzida. Porém, ela indica fugir dos classificados como refinados, pois a qualidade da gordura fica muito abaixo.

Se possível, prove

Caso você se depare com alguma degustação de azeites e se interesse em comprar algum deles, não deixe de provar. Se você tiver uma sensação de picância na língua, este será o ideal. “Quanto maior a qualidade do azeite, maior este gosto será. Esta picância tem que ser sentida não só na ponta da língua, mas quando ele escorrega até a garganta”, completa a nutricionista.

Gostou? Então não deixe de salvar essas dicas em algum lugar para lembrar de como comprar um bom azeite.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também