TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Como desengasgar bebês com menos de um ano?
Estilo de Vida

Como desengasgar bebês com menos de um ano?

publisherLogo
Bons Fluidos
09/06/2024 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16248672/original/open-uri20240609-18-18ht2ft?1717942261
© Canva Pro/RossHelen
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, a influenciadora digital Clara Maia viralizou nas redes sociais por ter captado o momento em que seu bebê engasgava com leite, e, usando uma técnica ajudou-o a liberar as vias aéreas. Agora, te perguntamos, você saberia desengasgar bebês com menos de um ano se fosse necessário? Caso a resposta seja não, tudo bem, porque hoje, pode aprender. Confira abaixo o que fazer segundo especialistas entrevistadas pelo jornal ‘Folha de São Paulo’:

O procedimento

Coloque a criança de barriga para baixo, com o bumbum mais alto que a cabeça. Dê tapinhas nas costas. Isso deve bastar, de acordo com as dicas de Ana Escobar, pediatra e professora associada da Faculdade de Medicina da USP. Porém, caso ela pare de respirar, faça essa manobra de bater nas costinhas alternando com a técnica de virá-lo de barriga para cima e realizar a massagem cardíaca”. Esta, por sua vez, deve ser feita no meio do osso do peito do bebê , com os dedos indicador e médio aprofundando cerca de dois terços do tórax.

Caso ele não responda ao procedimento e perca a consciência, a pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Tânia Zamataro indica realizar o procedimento anterior por 30 vezes. “Acabando, o responsável deve colocar a boca em volta do nariz e boca e fazer duas ventilações”, completa. Já a técnica boca a boca de ventilação só é recomendada em casos específicos, quando o bebê não está mais respirando e será necessário reanimá-lo. “Dependendo do caso, se assoprar enquanto a criança ainda estiver engasgada, vai jogar mais mais leite aos pulmões”, afirma a médica otorrinolaringologista do departamento de Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil, Saramira Bohadana.

Vale lembrar que todos esses procedimentos devem ser feitos com cuidado para não machucar o bebê, que ainda tem o corpinho muito sensível.

Confira em vídeo a manobra que a enfermeira especializada em primeiros socorros, Letícia Spina Tapia ensina ao canal do YouTubeEu Amo Meu Bebê’:

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também