Consciência Negra: entenda a origem e a importância da data
Bons Fluidos

Data enaltece luta e promove igualdade
Mas foi somente em 2011, com a Lei nº 12.519, que os planos do idealizador se concretizaram e o 20 de novembro entrou oficialmente para o calendário nacional. A determinação marcou o início de uma fase no Brasil de maior reconhecimento à população negra, bem como de valorização de sua cultura e de seus direitos.
Nesse momento, ficou clara a necessidade dar destaque a uma comunidade que moldou grande parte dos elementos nacionais, seja na música, na culinária ou na religião. Isso ocorreu, inclusive, com a inclusão do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar, possibilitando que os jovens tenham conhecimento desse papel do povo afro-brasileiro.
Hoje, na data, todos os 26 estados e o Distrito Federal têm a oportunidade de conhecer e celebrar esse legado. “Celebrar a consciência negra é lembrar quem somos, de onde viemos e o que significa sermos um país de maioria negra, respeitando e promovendo a diversidade e a valorização de todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em comunicado.
*Leia também: Dia da Consciência Negra: 11 filmes com protagonistas incríveis para você se emocionar