Home
Estilo de Vida
Crescer com um cachorro pode favorecer a saúde mental de crianças e adolescentes, indica estudo
Estilo de Vida

Crescer com um cachorro pode favorecer a saúde mental de crianças e adolescentes, indica estudo

publisherLogo
Bons Fluidos
05/12/2025 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Cão se torna apoio para adolescentes

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Azabu, no Japão, analisou 343 adolescentes saudáveis, sendo 96 deles tutores de cachorros. Dessa forma, eles descobriram que os jovens que conviviam com os animais aos 13 anos apresentaram menores índices de isolamento social já no ano seguinte. Além disso, em comparação com aqueles que não tiveram contato com pets, essas crianças demonstraram redução na frequência de pensamentos negativos, comportamentos delinquentes e ações agressivas.

Segundo os especialistas, isso ocorre porque as interações com os bichinhos estimulam a liberação de ocitocina, o hormônio do amor. Por isso, ajudam a reduzir o estresse e a afastar transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Outros levantamentos também apontam esse fenômeno. Entretanto, o estudo mais recente inovou ao relacionar a melhora da saúde mental ao microbioma humano e animal.

O estudo examinou a saliva dos adolescentes e identificou que 12 tipos de bactérias eram menos presentes entre as pessoas que não tinham um pet. Esses resultados, conforme defendem os pesquisadores, sugerem que a troca de microrganismos atue na regulação emocional.  “Diversos estudos relataram os benefícios para a saúde mental de ter um cachorro, e nós demonstramos que o microbioma pode ser um dos mecanismos envolvidos”, afirmou o líder da pesquisa Takefumi Kikusui, em entrevista ao ‘The Guardian’.

Seu cachorro sabe reconhecer suas emoções?

O cachorro é um animal conhecido por sua lealdade e companheirismo. Está sempre ao lado dos tutores, nos bons e maus momentos. No entanto, há algo mais profundo em sua interação com os humanos. Estudos recentes revelam que os amigos de 4 patas conseguem identificar sentimentos como medo, excitação ou raiva em seus donos. Além disso, são capazes de ‘absorver’ estas sensações dos seus donos humanos. Confira a matéria completa. 

*Leia também: Animais terapeutas auxiliam na redução da ansiedade e depressão; entenda

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também