Home
Estilo de Vida
Dia de Santa Bárbara: conheça a história e oração para pedir por intercessão
Estilo de Vida

Dia de Santa Bárbara: conheça a história e oração para pedir por intercessão

publisherLogo
Bons Fluidos
04/12/2025 20h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Hoje, 4 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Bárbara. Esse dia celebra a santa reconhecida como protetora contra raios, trovões e mortes repentinas. Na umbanda, é sincretizada com Iansã, Orixá dos ventos, das tempestades, das almas e da guerra.

Confira a história e orações para Santa Bárbara

Qual é a história da santa?

A narrativa de Santa Bárbara remonta à antiga Nicomédia, na região da Bitínia, hoje Izmit, na Turquia. Filha de Dióscoro, um nobre influente, Bárbara cresceu em completo isolamento. Porém, por medo de que ela tivesse contato com o mundo que julgava “corrompido”, o pai a manteve trancada em uma torre, onde recebeu educação apenas por meio de tutores escolhidos por ele.

Em uma visita à cidade, Bárbara conheceu a comunidade cristã. Assim, ao entrar em contato com os ensinamentos de Jesus Cristo e com a ideia da Santíssima Trindade, converteu-se e abraçou a fé com profunda devoção. A decisão seria o ponto de ruptura definitivo em sua relação com o pai.

Durante uma reforma na torre onde vivia, Bárbara mandou construir uma cruz como forma de homenagear a Trindade. Ao retornar de viagem, Dióscoro ficou furioso ao perceber a mudança e, tomado pela intolerância, denunciou a própria filha ao prefeito da cidade, esperançoso de vê-la renunciar à nova . A jovem, contudo, permaneceu firme. Como forma de punição e tentativa final de fazê-la desistir do cristianismo, o pai torturou Bárbara em praça pública. Mesmo diante da violência extrema, não cedeu.

Segundo a tradição, no momento em que Dióscoro a decapitou, um raio caiu do céu e o atingiu fatalmente. O episódio marcou profundamente o imaginário popular e deu origem à devoção a Santa Bárbara como protetora contra tempestades e descargas elétricas.

Oração de Santa Bárbara

“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas da minha vida para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer à Deus, criador do céu, da terra e da natureza, e que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também