Home
Estilo de Vida
Essas vitaminas ajudam a controlar a queda de cabelo; confira
Estilo de Vida

Essas vitaminas ajudam a controlar a queda de cabelo; confira

publisherLogo
Bons Fluidos
03/10/2025 16h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16617991/original/open-uri20251003-36-ij61s6?1759508104
© Canva Equipes/BLACKDAY
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Perder alguns fios durante o banho ou ao pentear é parte natural do ciclo de crescimento das mechas. A queda de cabelo, contudo, se torna preocupante quando passa a ser excessiva, provocando o surgimento de áreas circulares ou irregulares de calvície. Mas, antes mesmo de chegar a esse estágio, surgem sinais de enfraquecimento dos fios. É justamente nesse momento que o consumo de vitaminas pode ajudar a reverter o quadro e fortalecer a saúde capilar.

Possíveis causas

O primeiro passo para averiguar se a mudança na alimentação, a fim de ingerir mais nutrientes, será eficaz contra a queda de cabelo é entender o que a ocasiona. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 30% das mulheres, antes dos 50 anos de idade, sofrem com a perda dos fios.

Essa condição, conforme apontam especialistas, pode estar associado à quadros severos, como alopecia areata. A doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente os folículos capilares, interrompendo o ciclo de crescimento do cabelo.

Na maioria dos casos, no entanto, a queda temporária é desencadeada por uma alteração no processo de produção dos fios, conhecida como eflúvio telógeno. A ocorrência desse fenômeno, por conseguinte, decorre de situações estressantes para o organismo, como o período pós-parto, cirurgias, alterações hormonais, infecções agudas, distúrbios emocionais e déficits nutricionais.

Dieta para evitar a queda de cabelo

Nesses quadros mais leves, uma forma de revertê-los e estimular o crescimento dos fios é por meio da alimentação, incluindo ingredientes ricos em vitaminas na dieta. Cereais integrais, peixes, laticínios e brócolis, por exemplo, contêm biotina (B8 ou H), um nutriente que auxilia na produção de queratina, melhorando a estrutura e o brilho dos cabelos.

Já o salmão e a gema de ovo são fontes de vitamina D, que contribui para a fixação dos fios ao couro cabeludo. Além disso, a B6, presente na batata, banana, fígado e frango, previne a queda e intensifica a cor dos cabelos.

Os nutrientes B12 e B9 também desempenham papel importante, favorecendo a regeneração celular e impedindo o ressecamento e o enfraquecimento dos fios. O primeiro pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como peixes, leite e ovos, enquanto o segundo está presente em leguminosas e folhas verdes.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também