TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Estudo mostra que pessoas que convivem com gatos são menos ansiosas
Estilo de Vida

Estudo mostra que pessoas que convivem com gatos são menos ansiosas

publisherLogo
Bons Fluidos
15/04/2025 15h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16506957/original/open-uri20250415-56-rmij1i?1744732154
© Pixabay/DagaRoszkowska
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os gatos costumam nos trazer alegria e animar o nosso dia, mas já passou pela sua cabeça que esses bichinhos também ajudam a controlar a ansiedade ? Em 2011, a pesquisa ‘Friends with benefits: on the positive consequences of pet ownership‘ descobriu que os felinos auxiliam a saúde mental e o bem-estar.

Gatos contra a ansiedade

Outro estudo da Universidade do Texas, feito em 2008, classificou os animais como uma forma de suporte emocional. Isso porque eles observaram famílias do sul do estado e concluíram que 44% dos tutores sentiam mais segurança na presença de seus gatos. Além destes, um levantamento, que analisou o comportamento de estudantes dos Estados Unidos antes e após o contato com felinos, identificou uma redução do estresse. De acordo com os profissionais, depois de conviverem com os pets, os participantes apresentaram uma diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio da tensão.

Ademais, a pesquisa ‘Psychological Health in a Population of Australian Cat Owners‘ evidenciou que as pessoas que têm felinos em casa estão menos propensas a desenvolver transtornos mentais. Especialistas ainda apontam que o ronronar do gato pode proporcionar relaxamento e que os bichinhos reduzem o sentimento de solidão.

“A presença de um animal traz uma rotina de cuidado para o lar. Já ouvi tutores falando que os pets deixam o ambiente mais vivo e com mais movimento. Isso contribui para uma questão de saúde mental , claro, de forma diferente de indivíduo para indivíduo”, afirmou a psicóloga Bianca Gresele, à Folha de São Paulo‘.

Saúde do coração

Para além da saúde mental, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, ter gatos está associado à prevenção de doenças cardiovasculares . Os profissionais explicam que isso ocorre, pois a presença dos pets pode reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides.

“Ele me ajuda a relaxar quando estou lidando com minha ansiedade, depressão ou acordo durante a noite por causa dos pesadelos frequentes. Meu gato não é apenas um animal de estimação. Para mim, ele é uma parte de mim e da minha família , disse um veterano de guerra, ao ‘The Conversation‘.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também