Home
Estilo de Vida
Estudo revela as 5 melhores dietas para prolongar a vida; descubra
Estilo de Vida

Estudo revela as 5 melhores dietas para prolongar a vida; descubra

publisherLogo
Bons Fluidos
20/02/2026 11h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um dos pilares da saúde é a alimentação. É o que aponta um novo estudo da revista Science Advances, que analisou diferentes dietas e elegeu as cinco melhores. De acordo com a pesquisa, esses regimes não somente auxiliam o funcionamento do corpo, como ajudam a prolongar a vida.

Dieta e longevidade

Os cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, analisaram informações de mais de 100 mil participantes disponíveis no UK Biobank. Os dados, focados em fatores genéticos e históricos médicos, foram coletados durante dez anos. Nesse período, o levantamento também obteve, por meio de questionários, detalhes sobre o cardápio diário dos voluntários.

Em seguida, essas respostas foram comparadas com cinco dietas: Mediterrânea, redução do risco de diabetes, DASH, à base de plantas e AHEI (Índice Alternativo de Alimentação Saudável). O objetivo dos pesquisadores era identificar elementos dos regimes, ricos em alimentos naturais e nutrientes, no dia a dia dos participantes.

Dessa forma, eles constataram que, devido à quantidade de fibras, vitaminas e minerais, essas alimentações reduziram o risco de doenças, como diabetes, e contribuem para prolongar a vida. Isso ocorreu porque os componentes favoreceram a função imunológica, ajudaram na sensibilidade à insulina e apresentaram potencial anticancerígeno. Segundo o estudo, os benefícios também são resultado da diminuição do consumo de açúcar.

Potencial para prolongar a vida

Durante a análise, ao investigar o cardápio dos participantes que faleceram (4.314) e associar ao risco genético, os cientistas ainda descobriram quantos anos extras de vida as cinco dietas podem garantir. De acordo com a pesquisa, o regime voltado à redução do diabetes, por exemplo, permite que homens vivam três anos a mais. Já as mulheres ganham 1,7 ano.

No caso do AHEI, os números saltam para 4,3 anos entre o público masculino e 3,2 entre o feminino. A Dieta Mediterrânea, por sua vez, apresentou impacto moderado, possibilitando 2,2 e 2,3 anos adicionais, respectivamente. Enquanto isso, a alimentação à base de plantas gerou ganhos estimados de 2,1 para eles e 1,9 para elas. Por fim, a DASH registrou os menores índices, prolongando a vida em 1,9 e 1,8 ano.

*Leia também: Longevidade: como viver mais e melhor?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também