Gastroenterite: entenda a doença de Simone Mendes e os métodos de prevenção
Bons Fluidos

A cantora Simone Mendes foi hospitalizada no último final de semana ao desenvolver um quadro de gastroenterite. Nas redes sociais, ela contou que contraiu a doença logo após o filho apresentar os sintomas e que já não se sentia bem no sábado (27). Sua condição, no entanto, se agravou na madrugada do dia seguinte.
“Vou falar um negócio para vocês: essa noite não foi normal não. Eu estou aqui à base de soro e vou agora ao hospital tomar um soro pra ver se dá uma melhorada. Eu juro para vocês, essa madrugada eu não fui menos de 40 vezes ao banheiro”, relatou em uma publicação no Instagram.
Entenda a doença de Simone Mendes
A gastroenterite é uma inflamação dos tecidos que revestem o tubo digestivo, abrangendo desde o estômago até o intestino. Segundo especialistas, ela geralmente surge após o contato com rotavírus ou norovírus. Por isso, também é conhecida como a famosa virose, que provoca surtos devido à facilidade de transmissão de pessoa para pessoa, assim como pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
Entretanto, bactérias, fungos e parasitas também são responsáveis por desencadear a doença. Em ambos os casos, os sintomas incluem febre baixa, náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal. “Vale dizer que, normalmente, os quadros causados por vírus tendem a ser um pouco mais leves do que aqueles provocados por outros microrganismos”. apontou a médica
De acordo com a profissional, por se tratar de uma condição autolimitada, o tratamento pode ser realizado em casa, com o paciente mantendo-se hidratado e em repouso. No entanto, se surgirem sinais de desidratação, sangue nas fezes ou diminuição da urina, a orientação é procurar atendimento médico para administração de soro intravenoso, a fim de reidratar o corpo.
Já para prevenir a gastroenterite, especialistas recomendam evitar carne crua, consumir apenas água filtrada, fervida ou mineral e higienizar os vegetais previamente. Além disso, é necessário lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições, e ter maior atenção ao armazenamento e à manipulação dos alimentos.
