TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Lesões por Esforços Repetitivos: quais são as causas e como cuidar com a acupuntura?
Estilo de Vida

Lesões por Esforços Repetitivos: quais são as causas e como cuidar com a acupuntura?

publisherLogo
Bons Fluidos
28/02/2025 15h14
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16473489/original/open-uri20250228-18-115sty6?1740755815
©Depositphotos
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, em um espaço de nove anos, 67.599 casos das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) foram notificados. Ou seja, este é um problema cada vez mais comum, especialmente entre pessoas que realizam movimentos repetitivos ou permanecem em posturas inadequadas por longos períodos.

Este tipo de lesão afeta músculos, tendões e nervos devido ao esforço contínuo e à sobrecarga de determinadas partes do corpo, causando dor, inflamação e até dificuldades de movimento. Embora os tratamentos convencionais sejam importantes, a acupuntura tem se mostrado uma opção terapêutica eficaz e complementar para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. O Dr. André Tsai, ortopedista, acupunturista e vice-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, te ajuda a entender mais.

O que é são as Lesões por Esforços Repetitivos?

As Lesões por Esforços Repetitivos ocorrem quando áreas do corpo, como mãos, ombros, pescoço e coluna, realizam atividades cotidianas repetidamente. Por exemplo, digitar por longas horas, usar o mouse, mexer constantemente no celular ou trabalhar em linhas de produção e enfrentar situações de estresse excessivo. Esses comportamentos podem ser gatilhos para o desenvolvimento da LER.

Tratamentos convencionais

O tratamento tradicional, geralmente, inclui fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e ajustes ergonômicos no ambiente de trabalho. O especialista afirma que “embora esses tratamentos possam ser eficazes, nem sempre oferecem um alívio completo e duradouro. Por isso, terapias complementares, como a acupuntura, têm se tornado cada vez mais populares como forma de auxiliar na recuperação”.

Como a acupuntura funciona no tratamento?

Por fim, o profissional explica que a acupuntura ajuda a aliviar a dor através da liberação de endorfinas. Dessa forma, ela reduz as inflamações nas áreas afetadas, promovendo o relaxamento muscular e acelerando a recuperação. Ademais, melhora a circulação sanguínea e favorece a regeneração dos tecidos danificados. Segundo Tsai, o diferencial da acupuntura é por não ser medicamentosa e resultar em poucos efeitos colaterais.

Além de aliviar os sintomas, a acupuntura pode contribuir para a prevenção dessas dores, facilitar a boa postura do paciente e ensiná-lo a fazer pausas regulares durante as atividades repetitivas. Ao fim do tratamento, geralmente, as pessoas sentem uma sensação de bem-estar geral, promovendo a saúde física e mental.

*Matéria feita em parceria com Rojas Comunicação

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também