Luz natural pode ajudar no controle da diabetes, aponta estudo
Bons Fluidos

Os médicos afirmam, e é verdade: a exposição diária à luz solar pode transformar o corpo, favorecendo não apenas a saúde física, mas também a mental. E os benefícios, de acordo com um estudo publicado na revista Cell Metabolism, vão ainda além. Pesquisadores descobriram que, para pessoas com diabetes tipo 2, o banho de sol atua como um complemento ao tratamento, ao ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Sol no combate à diabetes
A fim de verificar o potencial da luz natural no combate à doença, cientistas convidaram 13 voluntários para um experimento. No teste, os participantes precisaram adaptar a rotina por cinco dias e passar da manhã ao fim da tarde próximos a uma janela. Já em outra etapa, com a mesma duração, eles evitaram a exposição ao sol, permanecendo em ambientes fechados.
Durante as duas fases do estudo, no entanto, os indivíduos diagnosticados com diabetes tipo 2 mantiveram seus tratamentos. Além disso, com base nas orientações dos pesquisadores, adotaram uma dieta com três refeições diárias e praticaram exercícios físicos. Em seguida, foram submetidos a exames, como biópsias musculares. Dessa forma, os estudiosos conseguiram identificar que níveis melhores de açúcar no sangue e por tempo após as sessões de banho de sol.
De acordo com o levantamento, esses efeitos foram possíveis devido à sincronização do ritmo circadiano, sistema conhecido como o relógio biológico, responsável por regular, por exemplo, os hormônios e o sono, com a luz natural. Assim, também houve alterações no metabolismo, que passaram a favorecer um melhor processamento dos nutrientes e a redução dos picos de glicose. Ademais, os participantes demonstraram maior queima de gordura para obtenção de energia, em vez de carboidratos, auxiliando no controle do peso e no combate à resistência à insulina.
*Leia também: Metade das pessoas que têm diabetes, não sabe; entenda o estudo