Home
Estilo de Vida
Mounjaro pode reduzir o efeito do anticoncepcional; entenda
Estilo de Vida

Mounjaro pode reduzir o efeito do anticoncepcional; entenda

publisherLogo
Bons Fluidos
16/12/2025 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A ex-BBB Laís Caldas gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa ao relatar que engravidou do seu primeiro filho tomando pílula anticoncepcional. De acordo com a influenciadora, a gestação acidental ocorreu após o uso de Mounjaro, uma caneta emagrecedora que teria reduzido a eficácia método contraceptivo oral.

‘”Bebê Mounjaro’ 🤰🏻👶🏻 Aconteceu com mais alguma mulher aqui? Ps: importante lembrar que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz na prevenção de gravidez“, brincou em seu perfil do Instagram.

Aumento de casos preocupa órgão

Com a popularização dos remédios do grupo GLP-1, como Mounjaro e Ozempic, que passaram a ser utilizados para emagrecer, cresceram os casos de mulheres que engravidaram de forma inesperada durante o tratamento, como aconteceu com Laís Caldas. No Reino Unido, o orgão regulador dos medicamentos recebeu cerca de 40 relatos de britânicas gestantes mesmo fazendo uso de anticoncepcionais.

O fenômeno, então, levou a agência emitir uma série de orientações sobre o consumo desses remédios em meio à idade reprodutiva. De acordo com a MHRA, o risco de gravidez seria maior não somente durante o uso, como por dois meses após a interrupção do método.

O que explica os ‘bebês Mounjaro’?

Além do comunicado do governo do Reino Unido, esses casos também motivaram cientistas a investigarem de que forma as canetas influenciam a ação dos contraceptivos. Assim, eles descobriram que o mesmo mecanismo responsável por possibilitar a perda de peso pode cortar o efeito dos remédios. Segundo estudos, ao imitar o hormônio GLP-1 e suprimir o apetite, os tratamentos com semaglutida e tirzepatida retardam o esvaziamento do estômago.

Como consequência, isso atrasa a chegada da pílula ao intestino em até quatro horas, dificultando a sua absorção e atuação. Especialistas também relacionam o fenômeno às reações adversas dos emagrecedores, como vômitos e diarreias. Isso porque essas complicações podem fazer com que os anticoncepcionais sejam expelidos do corpo antes que os hormônios adentrem a corrente sanguínea.

Portanto, a fim de evitar gestações acidentais, eles recomendam trocar os contraceptivos por métodos não administrados por via oral, como os dispositivos intrauterinos (DIUs) e preservativos. Também é indicado interromper o uso de Mounjaro e outras canetas ao descobrir a gravidez, pois ainda não estão claros os possíveis danos desses medicamentos aos bebês.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também