Novo exame de HPV que permite autocoleta em casa é lançado no Brasil; confira
Bons Fluidos
Na primeira semana de outubro, um novo autoexame para detecção do papilomavírus humano (HPV) chegará ao Brasil. O teste, ofertado pela empresa de medicina diagnóstica Dasa, pode ser realizado em casa e de maneira menos invasiva que o papanicolau.
Conheça o novo exame de HPV
De acordo com a organização, o método é capaz de identificar principalmente os subtipos 16 e 18 do vírus, associados ao câncer de colo do útero — o terceiro mais frequente entre as mulheres. Isso é possível por meio da autocoleta, realizada com uma pequena escova plástica, sem necessidade de auxílio profissional.
A análise da amostra, no entanto, exige o envio do material para uma unidade da Dasa. Especialistas da empresa classificam o exame como mais eficiente que o papanicolau, já que permite antecipar o diagnóstico antes mesmo da propagação da infecção no organismo. Além disso, destacam que o teste domiciliar apresenta resultados comparáveis à coleta feita em consultórios.
A organização acredita ainda que, por proporcionar um processo menos invasivo e mais confortável, o exame possa incentivar o rastreamento de doenças. A identificação precoce, como consequência, contribui para a redução do risco de tumores. Por isso, recomenda o método para mulheres entre 25 e 64 anos, com vida sexual ativa.
Entretanto, profissionais ressaltam que o autoexame não extingue a necessidade de acompanhamentos médicos e outros testes. “Dá mais liberdade, mas não substitui as consultas. A rotina é importante, assim é possível rastrear outras infecções, padrões menstruais, ver sangramento pós-menopausa e avaliar terapias hormonais”, orientou o diretor científico da Federação Brasileira das Associações em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Agnaldo Lopes da Silva Filho, em entrevista ao ‘O Globo’.
A indicação, portanto, é realizar acompanhamento com um especialista ao menos uma vez por ano. Além disso, é fundamental manter medidas preventivas, como o uso de preservativos e a vacinação, disponível para homens e mulheres entre nove e 45 anos
Ver essa foto no Instagram