TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
O que ajuda mais a manter a saúde dos ossos? Leite ou queijo?
Estilo de Vida

O que ajuda mais a manter a saúde dos ossos? Leite ou queijo?

publisherLogo
Bons Fluidos
04/04/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16500472/original/open-uri20250404-19-1js4chb?1743799217
© Canva EquipesSydaproductions
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose, doença causada pela falta de cálcio , afeta cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens acima de 50 anos no mundo. Por isso, a Osteoporosis Canada recomenda incluir comidas que apresentem o mineral na dieta, principalmente de idosos. Desses alimentos, os mais consumidos são o leite e o queijo. Mas qual deles é melhor para a saúde dos ossos?

Leite e queijo: qual melhor auxilia a saúde dos ossos?

Especialistas indicam que, dos 19 aos 50 anos, é necessário consumir 1.000 mg de cálcio por dia. Já as mulheres a partir dos 50 e homens acima de 70 requerem 1.200 mg. Segundo a ‘ABC’, o leite de vaca contém 130 mg do nutriente por cada 100 ml. Desta forma, dois copos do líquido (entre 400 e 500 ml) proporcionam 520 e 650 mg do mineral. Ou seja, para atingir a quantidade recomendada, precisaríamos consumir cerca de 1500 ml diariamente.

No caso do queijo, a concentração de cálcio é maior a cada 100 gramas. Entretanto, varia conforme o tipo do alimento. Queijos como o emmental, roquefort e queijo-bola apresentam índices mais altos, variando entre 560 e 850 mg por 100 g. Os profissionais, contudo, apontam que, para obter um número semelhante ao do leite, teríamos que ingerir ao menos quatro fatias em 24 horas. Dessa forma, o ideal é investir em uma dieta variada e rica em alimentos que contenham o nutriente!

Três ingredientes ricos em cálcio

De acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), um adulto deve ingerir, pelo menos, um grama de cálcio por dia. Esse composto não somente cuida da saúde dos ossos e dos dentes, como auxilia a contração muscular, a frequência cardíaca e a coagulação sanguínea. Outro estudo da IOF revelou, no entanto, que os brasileiros consomem, em média, 505 mg de cálcio por dia. Por isso, pensando em garantir a meta diária e evitar doenças futuras, como osteoporose , listamos três alimentos que possuem o mineral. Confira a matéria completa. 

 

 

*Texto sob orientação de Helena Gomes

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também