Home
Estilo de Vida
Pequenas alegrias podem trazer benefícios a longo prazo
Estilo de Vida

Pequenas alegrias podem trazer benefícios a longo prazo

publisherLogo
Bons Fluidos
23/08/2024 19h47
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16330233/original/open-uri20240823-18-32oada?1724442779
© Pexels/Jonathan Borba
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Alguns estudos afirmam que para cada emoção negativa que você tem no dia, para equilibrar, deveria vivenciar cinco positivas. Por exemplo, se acontece um episódio de raiva, para desfocar daquilo, teria que sentir alegria, esperança ou otimismo cinco vezes. Apesar de alguns especialistas não concordarem tanto, é inegável que as pequenas alegrias do dia nos façam muito bem. Inclusive, algumas pesquisas mostram que existem benefícios a longo prazo. Entenda:

Benefícios das microalegrias

As vantagens de enxergar alegrias nas pequenas coisas vão além de poucos minutos. Muitas delas acabam desenvolvendo mudanças no nosso corpo, resultando no bem-estar a longo prazo, como aponta o portal The Conversation.

Nível fisiológico: Praticar as microalegrias pode melhorar o tônus vagal. “Isto é importante, pois o nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que regula os processos nos quais não temos que pensar – como a frequência cardíaca, a digestão e a respiração. O nervo vago também está ligado a transtornos de humor e ansiedade e à regulação do estresse, portanto, quanto mais estimulado, melhor”, afirma.

Nível social: Os relacionamentos podem ser afetados de maneira proveitosa. “As emoções podem melhorar os relacionamentos e potencialmente levar à ressonância de positividade – uma ligação momentânea entre pessoas que melhora a saúde, aumenta a esperança de vida e o significado da vida”, indica o site.

Nível psicológico: Com a mudança de olhar, algumas qualidades surgem, como o otimismo e a resiliência. Assim, o sofrimento pode se tornar mais brando e a chance de problemas de saúde mental surgirem acaba sendo menor, como vício ou comportamentos autodestrutivos (incluindo a procrastinação, a culpa e o perfeccionismo).

Mude o olhar

Com isso, quanto mais emoções positivas você sentir, melhor. Mas como modificar a forma de ver cada dia? A publicação dá algumas dicas. Confira:

  • Faça algo que goste de verdade. “Tente adicionar uma explosão de alegria de 10 minutos à sua rotina normal de manhã, tarde ou noite, o que pode lhe proporcionar um momento de prazer pelo qual ansiar”, aconselha. Um exemplo é saborear aquele seu prato predileto, seja ele doce ou salgado.
  • Atente-se aos instantes mais felizes do seu dia. “O humor pode ser uma ótima maneira de encontrar alegria todos os dias. Mas, se você acha difícil ver alegria no seu dia, tente imaginar como seu comediante favorito interpretaria de forma engraçada os acontecimentos do seu dia”, exemplifica.
  • Abrace o inesperado. “Seja espontâneo. Desafie sua rotina introduzindo espontaneidade em seu dia. Mesmo que seja apenas para uma pausa rejuvenescedora de cinco minutos para ligar para um amigo com quem não fala há algum tempo”, indica.
  • Conecte-se. “Busque momentos de conexão e risadas compartilhadas com estranhos, vizinhos ou conhecidos. Fortalecer esses laços sociais pode acrescentar alegria ao seu dia”, afirma.
  • Aprecie o presente. “Fazer pausas regulares para saborear o simples ato de estar vivo ao longo do dia pode trazer um renovado sentimento de atenção plena e gratidão que resulta em alegria. Por exemplo, ouça o canto dos pássaros ou permita-se rir alto quando alguém disser algo engraçado”, diz.

Genética

A genética também pode ser responsável por tornar as pessoas mais propensas a ver o lado bom da vida. Existem algumas que são altamente sensíveis ao ambiente e podem acabar sendo favorecidas pelas atividades positivas. Por exemplo, elas são capazes de reconhecer as sutilezas ao redor, ficam emocionadas com uma música ou um livro e acabam notando essas microalegrias.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também