Home
Estilo de Vida
Pesquisa aponta as principais tendências fitness para 2026; descubra
Estilo de Vida

Pesquisa aponta as principais tendências fitness para 2026; descubra

publisherLogo
Bons Fluidos
23/01/2026 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O American College of Sports Medicine (ACSM), organização de referência no campo da saúde, divulgou recentemente um levantamento com as principais tendências fitness para 2026. A pesquisa contou com a participação de cerca de dois mil especialistas do setor, incluindo treinadores, médicos e fisioterapeutas.

Tendências fitness para 2026

De acordo com o estudo, neste ano, indivíduos focados no bem-estar físico devem investir ainda mais em dispositivos vestíveis, como relógios e pulseiras, que medem em tempo real a frequência cardíaca, a pressão arterial, a contagem de passos e a distância percorrida. Atualmente, conforme apontou o ACSM, quase metade dos adultos, cerca de 44%, já utiliza esse tipo de tecnologia.

Também estarão em alta as iniciativas voltadas especificamente para idosos, com foco na melhoria do equilíbrio, da mobilidade e da força diante do avanço da idade. Segundo o levantamento, pessoas com 65 anos ou mais estão entre os grupos que mais frequentam academias e estúdios. Possivelmente em razão desse crescimento, as atividades funcionais, que trabalham o desempenho físico para tarefas cotidianas, devem ganhar ainda mais espaço. Além disso, nesses ambientes, em decorrência do aumento do uso de canetas emagrecedoras, os treinos para controlar o peso, como aeróbicos, serão os mais buscados.

Outros tipos de exercícios, no entanto, ainda prometem se destacar, principalmente aqueles responsáveis por promover estabilidade corporal. A organização cita, por exemplo, práticas como pilates, ioga e barra, que registraram um aumento de 27% no interesse do público entre 2022 e 2024. Já a musculação deve se manter entre as dez principais opções. No estudo, profissionais a incluíram entre as três melhores modalidades.

Ao mesmo tempo, eles apontam para o avanço de atividades com foco na saúde mental, como o mindfulness, prática que, segundos pesquisas, contribui para a redução do estresse, além de aliviar sintomas de ansiedade e depressão. Ademais, as pessoas devem recorrer cada vez mais a aplicativos de exercícios e treinos disponíveis na internet. Em contrapartida, outra parcela do público tende a apostar em clubes e esportes coletivos. Entre os mais populares atualmente estão equipes de corrida, ciclismo e vôlei.

*Leia também: Sem tempo para a academia? Veja 5 exercícios para fazer em casa e fortalecer o corpo

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também