Por que cada vez mais jovens estão tendo AVC?
Bons Fluidos
Só no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou o aumento em 20,2% no número de casos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). E, segundo a Organização Mundial do AVC, esse número só tende a crescer, principalmente quando se trata dos jovens.
Primeiramente, o órgão estima que uma em cada quatro pessoas com mais de 35 anos vai sofrer um AVC . E, de acordo com um registro divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a taxa de AVCs entre norte-americanos de 18 a 44 anos aumentou cerca de 15% de 2011 a 2022.
Por que os casos de AVC em jovens aumentaram?
O motivo, como aponta a neurologista Dra. Gladys Arnez, se divide em vários fatores. “Ambientais, genéticos, alimentação e o costume ou não de fazer atividade física são alguns dos exemplos que influenciam o desenvolvimento de um AVC”, inicia. Porém, a rotina corrida e estressante acaba tendo seu peso. “Isso influencia o estresse, a raiva e outros sentimentos que nos fazem liberar substâncias que são tóxicas para o nosso organismo. E tudo isso altera nosso sistema neurológico e cardiovascular”, explica.
Como evitar o AVC?
Os hábitos regem nossa saúde. Com isso, é só fazer o contrário do comportamento de quem facilita a chegada do AVC. “Uma boa alimentação, cuidados com a saúde e a prática de exercícios físicos com frequência. Manter o checkup geral em dia é uma boa saída, assim, é possível prevenir episódios de hipertensão ou diabetes, por exemplo”, finaliza.