TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Por que o símbolo do Transtorno do Espectro Autista não é mais o quebra-cabeça?
Estilo de Vida

Por que o símbolo do Transtorno do Espectro Autista não é mais o quebra-cabeça?

publisherLogo
Bons Fluidos
02/04/2025 19h02
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16498790/original/open-uri20250402-55-a7dpu5?1743620755
© cabeça em lugares públicos, avistou o antigo símbolo do autismo, porém, ele mudou; veja qual é agora - Canva Equipes/vetrestudio/pixelshot
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com certeza, você já deve ter visto peças de quebra-cabeça coloridas em lugares públicos, como estacionamentos. Até então, aquele era o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas por que mudou? E qual é o correto, agora? Abaixo, tiramos todas essas dúvidas. Confira:

Por que deixou de ser o quebra-cabeça?

Em 1963, um médico da entidade norte-americana, Autism Speaks, escolheu o quebra-cabeça para ser o símbolo oficial que representaria o Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido, popularmente, como autismo . Inicialmente, o desenho era de uma parte solta da brincadeira lúdica, com uma criança chorando ao lado, e mencionava, indiretamente, que os que possuem a condição não se encaixavam na sociedade.

Mais tarde, criaram a versão como conhecemos hoje, quatro peças encaixadas e coloridas, para apresentar os diferentes espectros e a complexidade do transtorno , que se encaixa perfeitamente. Mas, com o tempo, a comunidade passou a enxergar que o mesmo reforça estigmas e preconceitos, pois dá-se a entender que essas pessoas precisam de conserto.

O símbolo do infinito

Dessa forma, os especialistas encontraram o símbolo do infinito, que caiu como uma luva, pois significa algo eterno e perene. As cores, por sua vez, estão mescladas, então, na visão da comunidade, a junção não enfatiza as diferenças e intolerância. Ademais, a imagem propõe a visão de uma forma de expressão natural desses seres humanos.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também