Home
Estilo de Vida
Quem faz exercícios na infância tem menos risco de ter problemas cardíacos; entenda
Estilo de Vida

Quem faz exercícios na infância tem menos risco de ter problemas cardíacos; entenda

publisherLogo
Bons Fluidos
12/01/2025 11h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16438367/original/open-uri20250112-18-1ftpaj4?1736682682
© Canva Equipes/Stockbyte de Photo Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você fazia exercícios físicos quando criança ou adolescente? Se sim, foi pelo caminho certo. Isso porque pesquisadores Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram que quem tem uma vida esportiva ativa desde mais novo possui menos tendência a desenvolver problemas cardíacos. Entenda:

Menos problemas cardíacos

Ao monitorar os batimentos cardíacos de 242 pessoas, de idade média de 40 anos, os estudiosos chegaram à conclusão que quem fez atividade física quando criança é mais saudável. Para isso, utilizaram um acelerômetro e um questionário a respeito da prática esportiva ao longo da vida dos participantes. Assim, os dados mostraram que uma infância e adolescência ativas resultaram na melhoria da modulação cardíaca na vida adulta. Ou seja, o controle da frequência cardíaca realizada pelo sistema nervoso autônomo.

“Um dos possíveis mecanismos que justificam o resultado encontrado é que a prática esportiva na juventude possa ter contribuído para que esses indivíduos fossem mais saudáveis ao longo da vida. Outro ponto importante é o papel   que a atividade física tem e que pode contribuir para melhorar a modulação autonômica cardíaca ao longo do tempo”, opinou o autor do estudo, Diego Christofaro.

Entenda

Resumidamente, “o aumento da frequência cardíaca – durante a prática regular de exercícios ao longo da vida – leva o organismo a fazer adaptações para que a modulação cardíaca aconteça de maneira equilibrada. E isso tem influência no funcionamento do coração na idade adulta”, explicou a publicação da Agência Einstein. Porém, o especialista ressalta que treinar para o resto da vida ajuda a potencializar esses resultados.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também