Traços de personalidade podem influenciar no seu tempo de vida; entenda
Bons Fluidos

Você se descreveria como uma pessoa calma e prestativa ou mais ansiosa e impaciente? De acordo com uma nova pesquisa publicada no Journal of Psychosomatic Research, essas características da personalidade podem ter mais impacto na sua saúde e longevidade do que se imagina.
Personalidade e longevidade: o elo entre comportamento e bem-estar
O estudo analisou dados de 22 mil pessoas, acompanhadas por períodos entre 6 e 28 anos. A equipe de cientistas utilizou o famoso modelo dos “Cinco Grandes” traços de personalidade – Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo -, mas decidiu ir além.
Em vez de olhar apenas para as categorias amplas, os pesquisadores examinaram respostas individuais e nuances de cada traço. O resultado surpreendeu: quanto mais detalhada a análise da personalidade, melhor era a capacidade de prever a longevidade.
“Descobrimos que a previsão [da mortalidade] basicamente duplica se nos afastarmos dos cinco grandes para estas coisas mais pequenas”, explicou René Mõttus, professor da Universidade de Edimburgo e coautor do estudo. Segundo ele, diferentes traços influenciam a longevidade de maneiras diversas – seja pelo controle das emoções, seja pelos hábitos cotidianos.
Ativos, organizados e otimistas vivem mais
As pessoas que se descreveram como ativas apresentaram 21% menos risco de morte durante o período do estudo, independentemente da idade, gênero ou condições de saúde. Outros traços associados à vida longa incluem ser organizado, responsável, trabalhador e prestativo. Já quem se percebe como ansioso ou mal-humorado tende a enfrentar o efeito oposto. Na psicologia, os padrões de comportamento de uma pessoa podem ter impacto direto em seu bem-estar, uma vez que isso influencia suas medidas preventivas de saúde.
A personalidade pode mudar ao longo da vida?
Ainda que o estudo esteja em fase inicial, os resultados abrem caminho para uma nova compreensão da saúde – uma em que autoconhecimento, comportamento e bem-estar caminham juntos para uma vida mais longa e equilibrada. Mas se você se identificou mais com os traços ligados ao estresse, não precisa se preocupar. Afinal, as personalidades são estáveis, mas não imutáveis durante a vida. Com esforço, é possível transformar padrões de comportamento e estilos de vida.
