Home
Estilo de Vida
Urinar sentado ou em pé? Médica explica qual é melhor para a saúde
Estilo de Vida

Urinar sentado ou em pé? Médica explica qual é melhor para a saúde

publisherLogo
Bons Fluidos
14/01/2026 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (13), durante uma conversa com outros participantes do BBB 26, o influenciador digital Juliano Floss revelou que costuma urinar sentado. Segundo ele, a mudança de comportamento ocorreu após ouvir que fazer xixi em pé poderia causar câncer de próstata. Mas, afinal, o que dizem os especialistas sobre essa prática?

Urinar sentado ou em pé?

De acordo com urologistas, não existem evidências científicas que relacionem urinar em pé ao desenvolvimento de tumores na próstata. Entretanto, o hábito de fazer xixi sentado, apesar do preconceito em torno da prática, é mais recomendado. Isso porque ajuda a relaxar a musculatura e pode contribuir para a prevenção de problemas urinários. É o que explica a médica e ex-participante de reality show Thelma Assis em suas redes sociais.

“São vários músculos envolvidos no ato da micção, que é o ato de urinar. Então, quando ocorre esse relaxamento, isso facilita para que a bexiga seja totalmente esvaziada, sem deixar resíduo de urina acumulado no interior do órgão, o que pode facilitar a contaminação por bactérias e gerar infecção urinária”, esclareceu.

A profissional da saúde ressalta, contudo, que a indicação vale principalmente para homens mais velhos, pois, com o envelhecimento, ocorre o aumento da próstata, devido a uma condição chamada hiperplasia prostática benigna. Essa enfermidade, como consequência, comprime a uretra e torna o jato mais fraco. Em alguns casos, conforme aponta Assis, há até gotejamento no momento de fazer xixi. Por isso, médicos aconselham recorrer à posição sentada, a fim de favorecer a eliminação completa da urina.

“Agora, no caso de homens mais jovens, como Juliano, isso pode até ser uma recomendação, mas não é obrigatório. Acaba sendo uma opção da pessoa, por praticidade ou higiene”, concluiu a especialista em uma publicação no Instagram.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por Thelma Assis (@thelminha)

 

*Leia também: Incontinência urinária: entenda a condição que afeta cada vez mais mulheres

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também