"Vem chegando o verão": o que esperar da estação mais quente do ano?
Bons Fluidos

Ah, o verão! Há quem ame e quem odeie esta época do ano e o tema costuma gerar discussões ‘acaloradas’ (com o perdão da palavra). Pois bem: para alegria de uns e desespero de outros, ele chegou! Quer dizer, já começa no domingo (21), às 12h03 (horário de Brasília). A estação mais quente do ano se estende até as 11h45 do dia 21 de março de 2026.
Vem chegando o verão
Primeiro, para os menos animados com a estação, uma boa notícia: segundo meteorologistas ouvidos pela Folha de S.Paulo, as intensas ondas de calor que ultrapassaram os 35°C no ano passado não devem se repetir com a mesma frequência. Desirée Brandt, meteorologista da Nottus, explica que, em vários dias, a sensação será de ‘cadê o verão?’
Ela afirma que o La Niña causou um leve atraso nas chuvas da primavera devido ao resfriamento da atmosfera. No entanto, para o verão, esse cenário muda drasticamente. O fenômeno passa a favorecer a Zcas (Zonas de Convergência do Atlântico Sul), um sistema que cria um “corredor de umidade” vindo diretamente da Amazônia.
“Dezembro já está se mostrando com uma característica bem chuvosa. Os modelos estão convergindo para essa condição, com chuva de encher reservatório mesmo”, completa Nadiara Pereira, meteorologista da Climatempo,`a Folha.
Por fim, a chuva deve persistir em alguns estados do Sudeste, como Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Porém no Sul,a previsão é de chuva mais espaçada, o que fará com que a temperatura fique acima do normal.
“De forma geral, o calor será mais garantido no Sul do que no Sudeste, embora também haja momentos de sol e aquecimento nas capitais sudestinas. Este ano, teremos um verão de grande variabilidade, que exige acompanhamento constante das previsões de curto prazo”, avalia Brandt.

